Análise dos critérios de avaliação de desempenho dos hospitais gerenciados pelas organizações sociais de saúde em relação aos hospitais tradicionais no Estado de São Paulo

Autores

  • Fabricio Henrique dos Santos Simões UNIFESP
  • Chennyfer da Rosa Paino Paim Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Paola Zucchi UNIFESP

Palavras-chave:

hospitais, organização social, saúde, setor público, setor privado

Resumo

A instituição hospitalar, como uma empresa prestadora de serviços, vem passando por uma rápida evolução tecnológica e social em que a qualidade e a eficiência são avaliadas mediante indicadores, importantes em um mercado de saúde altamente competitivo. Esta pesquisa procura comparar indicadores de desempenho entre hospitais administrados sob o modelo das Organizações Sociais de Saúde com os indicadores dos hospitais públicos diretamente administrados no Estado de São Paulo. A pesquisa é uma revisão de literatura de método descritivo, em que se buscou sintetizar o conhecimento produzido por meio da análise dos resultados evidenciados nos estudos de alguns autores especializados. A qualidade dos cuidados prestados constitui uma das maiores preocupações das instituições de saúde. A partir da revisão realizada encontrou-se resultados que apontam para o fato da excelência da qualidade assistencial pressupor a avaliação dos resultados dos serviços oferecidos ao usuário. Esse estudo permite concluir que a monitoração de indicadores através da medição dos mesmos permite aos profissionais de saúde o processo de tomada de decisão baseado em seus resultados; o uso de indicadores permite, ainda, modificar e aprimorar a prática com vista à qualidade e à eficiência da assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabricio Henrique dos Santos Simões, UNIFESP

Pós-graduando do curso de MBA em Economia e Gestão da Saúde da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Chennyfer da Rosa Paino Paim, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Saúde Coletiva, mestre em Economia da Saúde pela UNIFESP. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão em sistemas de Saúde UNINOVE

Paola Zucchi, UNIFESP

Diretora do Centro Paulista de Economia da Saúde; Professora do GRIDES da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Referências

Teixeira ACC, Aranjues AL, Soriano FG. Monitoração da terapia nutricional enteral em UTI: indicador de qualidade? Mundo Saúde. 2008;32(1):16-23.

Silva LD. Indicadores de qualidade do cuidado de enfermagem na terapia intensiva. Rev Enferm UERJ. 2003;11:111-6.

Sousa SROS, Silva CA, Mello UM, Ferreira CN. Aplicabilidade de indicador de qualidade subjetivo em Terapia Intensiva. Rev Bras Enferm. 2006;59(2):201-5.

Moura GSS, Juchem BC, Falk MLR, Magalhães AMM, Suzuki LM. Construção e implantação de indicadores de qualidade assistencial de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009;30(1):136-40.

Vieira DJD, Krassuski D, Loreni MSB. Indicadores de Qualidade em uma Unidade Hospitalar. In: III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia; 2006 [acesso em 10 jul. 2011]. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos.

Souza EM, Almeida GR. Avanços e perspectivas do modelo de organização social de saúde no Estado de São Paulo. In: III Congresso Consad de Gestão Pública; 2010; Brasília-DF.

São Paulo (Estado). Resolução SS142, de 24 de outubro de 2008. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 30 out. 2008.

Médici A, Murray R. Desempenho de hospitais e melhorias na qualidade de saúde em São Paulo (Brasil) e Maryland (EUA). En breve [Internet]. 2010 [acesso em 10 jul. 2010]; (156). Washington: The World Bank; c2013. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/INTLAC.

Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública. 2005;39(3):507-14.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. As organizações sociais como alternativas de gerência para estabelecimentos de saúde [Internet]. Brasília, DF: CONASS; 2006 [acesso em 10 jul. 20111]. Disponível em: http://www.conass.org.br.

Brasil. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. A reforma do Estado no Brasil. Brasília, DF: MARE; 1998.

Melo MABC. As reformas constitucionais e a previdência social 1993-1996. In: Dini ED. Reforma do Estado e Democracia no Brasil. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília; 1997.

Costin C. Aspectos gerais das agências executivas, das agências reguladoras e das organizações sociais. Cad FUNDAP. 2001;22:40-7.

Costa NR, Melo MAC. Reforma do Estado e as mudanças organizacionais no setor Estado de São Paulo. Lei Complementar nº 846, de 04 de junho de 1998. Lex (São Paulo). 1998; 62:906-13.

Barata LR, Barradas MJDV. Organizações de saúde: a experiência exitosa de gestão pública de saúde do Estado de São Paulo. Rev Adm Saúde. 2006;31:45-56.

Botazzo C. O desenho de objetos em saúde coletiva. São Paulo: Instituto de Saúde; 1997.

Weston JF, Brigham EF. Fundamentos da administração financeira. 11ª ed. São Paulo: Makron; 2002.

Brasil. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Organizações sociais. Brasília, DF: MARE; 1997.

Cunha PJ. As relações interpessoais nas ações de cuidar em ambiente tecnológico hospitalar [tese]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2007.

Castelar RM, Mordelet P, Grabois V. Gestão Hospitalar: um desafio para o hospital brasileiro. Paris: Editions École Nationale de la Santé Publique; 2003.

Jericó MC. Análise dos custos dos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal de uma organização hospitalar [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 2001.

Zanella MS. Contratualização do controle administrativo sobre a gestão hospitalar: administrando o hospital moderno. São Paulo: Saraiva; 2001.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

1.
Simões FH dos S, Paim C da RP, Zucchi P. Análise dos critérios de avaliação de desempenho dos hospitais gerenciados pelas organizações sociais de saúde em relação aos hospitais tradicionais no Estado de São Paulo. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 27º de junho de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(2):16-21. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/15165

Edição

Seção

Artigo Original