Analise do conhecimento sobre bioética e psicologia médica dos alunos de 1° a 6° ano do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave:
Bioética, psicologia médica, graduação em medicina, aprendizagem sobre problemasResumo
Introdução: Compreender e praticar a psicologia médica e a bioética é fundamental para o exercício da medicina. A psicologia médica enfoca as condições emocionais do paciente e como o médico pode lidar com paciente e sua família auxiliando no entendimento e na melhora da relação médico paciente. Já a bioética favorece o profissional na tomada de decisões frente ao tratamento Objetivos: Identificar o conhecimento dos alunos de 1° a 6° ano do curso de medicina da PUC-SP sobre os temas abordados nas disciplinas de Psicologia Médica e Bioética através do questionário elaborado. Metodologia: Pesquisa quantitativa realizada pela aplicação de questionários fechados nos alunos de 1° a 6° ano do curso de medicina da PUC-SP sobre os temas da bioética e da psicologia. O tratamento dos dados foi realizado através da análise estatística com o teste de partição do qui-quadrado (COCHRAN, W.G., 1954) para a avaliação da quantidade e qualidade de conhecimento. Resultados: Participaram 220 alunos, sendo que a maior participação foi do sexto ano (12,65%) Os dados demonstram que há um aumento de conhecimento dos tópicos avaliados no decorrer do curso e que as situações avaliadas indicam que os alunos têm condições de atuar na prática. Conclusões: O PBL inclui alguns dos temas propostos, mas observa-se que há necessidade de um incremento dos tópicos no estudo desenvolvidos para que haja um aumento significativo no conhecimento de bioética e psicologia médica.
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