Discurso do medo e o ódio político na disputa eleitoral brasileira de 2014

Autores

  • Vanderlei Castro Ezequiel Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

Discurso Político. Mídia. Medo. Ódio. Espetacularização

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a presença do discurso do medo na mídia durante a disputa eleitoral brasileira em 2014. Foram selecionadas sequências discursivas de texto publicado no blog de um colunista da revista Veja, e analisado o discurso do medo presente no texto. Em seguida, analisou-se o discurso do ódio presente nos comentários dos leitores postados no blog. A principal orientação teórico-metodológica é a Análise de Discurso (Charaudeau). O estudo sobre o medo e o ódio é apoiado, principalmente, nos autores Delumeau e Mira y López. As relações entre mídia, eleição e medo são abordadas a partir de Vera Chaia. As teses da Sociedade do Espetáculo (Debord) conduzem a análise crítica do discurso político presente no corpus. Concluiu-se que, o discurso do medo presente no texto analisado possui íntima ligação com as manifestações de ódio político postadas no blog. Nesse sentido, radicaliza-se, espetacularizando o debate político eleitoral.

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Biografia do Autor

Vanderlei Castro Ezequiel, Faculdade Cásper Líbero

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; menbro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo vinculado à Coordenadoria de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. E-mail: vander.ce@gmail.com

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Artigos