Qualis: B1 |
Área do conhecimento: Sociologia |
Edições anteriores
-
Humor e Política
v. 17 n. 49 (2024)A Aurora, revista acadêmica focada em Arte, Mídia e Política, foi concebida em 2006 por um grupo de pesquisadores e está em sua 49ª edição. Esta edição busca expandir o debate sobre o humor nas Ciências Humanas e as relações de poder. O dossiê inclui artigos que exploram a sátira e o humor em diferentes contextos: a análise do papel da imprensa na abolição e racismo no Brasil, a interpretação de charges políticas de extrema direita, e a sátira do nacionalismo na série "Filhos da Pátria". Outras contribuições abordam o humor no cinema, desde chanchadas brasileiras e a crítica ao fascismo no cinema italiano, até paródias contemporâneas. A revista também investiga o impacto dos memes na política e nas campanhas eleitorais, e apresenta uma entrevista com Cristiano Botafogo sobre humor e política no podcast "Medo e Delírio em Brasília". Além disso, o fluxo contínuo inclui um estudo sobre a cultura e tecnologia nos quadrinhos de Flavio Colin.
-
Patchwork II
v. 16 n. 46 (2023)Esta edição apresenta artigos relevantes sobre arte, arquitetura contemporânea, democracia digital, representatividade e educação, temas atuais e relacionados à realidade brasileira. A seleção abrange objetos diversos que se conectam por meio das temáticas abordadas, criando um conjunto heterogêneo e interessante, sendo inspirada pela ideia das costuras não-uniformes de um patchwork.
-
Dossiê: Cartografia das Ruínas do Antropoceno Brasileiro
v. 15 n. 45 (2022)Ao longo dos últimos anos, o conceito de Antropoceno possibilitou um entendimento mais concatenado sobre como seres humanos e danos ecossistêmicos estão entranhados. Além da degradação ampla de ecossistemas, a desolação e os prejuízos permeiam também as relações humanas, tornando mais difícil visualizar os desastres como “naturais”, pois se mesclam com o social em suas origens e consequências.
-
Dossiê: Projetos e identidades de Brasil: 200 anos da Independência Brasileira e 100 anos da Semana de Arte Moderna
v. 15 n. 44 (2022)O ano de 2022 marca importantes inflexões na história brasileira. Ano de encruzilhada de forças e projetos de país, em que se realizam eleições gerais para a troca ou manutenção do comando da república, trazendo à tona o choque entre tendências ideológicas em jogo e fazendo aflorar as ansiedades e violência políticas. Este é um ano crucial na definição dos rumos imediatos que o Brasil trilhará, num momento dramático da história do país, em meio à crise econômica e aos enfrentamentos de uma pandemia global, em que a sociedade brasileira encontra-se politicamente fraturada pelos acontecimentos da última década e sob o governo de uma extrema direita disruptivo com os valores democráticos.
Acrescenta-se que neste ano também são celebrados dois importantes eventos históricos de profícuas repercussões no destino do país, que desempenharam papel fundamental na construção e formação de sua identidade. Completa-se, em 2022, o segundo centenário da Independência do Brasil, alcançada em 7 de setembro de 1822, e o primeiro centenário da Semana de Arte Moderna, de 13 a 17 de fevereiro de 1922. Mais do que a maioria dos anos, 2022 nos convida a refletir sobre os caminhos e descaminhos do Brasil, sobre os projetos nacionais e utopias do passado e do presente, e a formação da identidade brasileira. -
Patchwork
v. 15 n. 43 (2022)Patchwork: termo utilizado quando se costura diferentes objetos buscando um conjunto não-uniforme. Aqui, os leitores terão acesso a um conjunto deste tipo. Os artigos selecionados tratam de objetos diversos que se costuram a partir das temáticas abarcadas pela revista e são elas a costura desse conjunto não-uniforme.
-
Aurora - revista de arte, mídia e política
v. 14 n. 40 (2021)ISSN 1982-6672 - São Paulo, v.14, n.40, fev, - maio 2021 -
Edição Especial - Entrevista com Petra Costa
v. 13 n. 37 (2020)Aurora - Revista de Arte, Mídia e Política. -
Aurora 22
v. 8 n. 22 (2015)Vigésimo segundo número do oitavo volume de Aurora: revista de arte, mídia e política. -
Dossiê Teatro & Política
v. 5 n. 13 (2012)São muitas as possibilidades de se enxergar o lado político do teatro. E não é outro o intuito deste número da Revista Aurora que procura trazer algumas discussões sobre o tema, contribuindo para a compreensão dessa forma de arte, reconhecendo-a em suas potencialidades políticas em diferentes contextos.