Estudo sobre a intervenção em crianças falantes do Português Europeu com atraso fonológico
Palavras-chave:
Atraso fonológico, intervenção, eficácia, criançaResumo
O objetivo primordial do presente estudo foi avaliar a efi cácia de duas abordagens de intervenção de base fonológica (Parents and Children Together (Bowen, 2009) e terapia de consciência fonológica (Gillon & McNeill, 2007)), num grupo de 6 crianças com idades entre 5;0 – 6;1 e diagnóstico de atraso fonológico. As seguintes medidas de resultados foram obtidas antes e após 10 sessões de intervenção: percentagem de consoantes corretas, percentagem de ocorrência de processos fonológicos, inventário fonético, consciência fonológica e generalização. Estas medidas possibilitaram a análise dos efeitos das intervenções supracitadas. A realização deste estudo sugere que ambas as abordagens de intervenção se revelaram benéficas na melhoria da produção e da consciência silábica das crianças. A terapia de consciência fonológica promoveu adicionalmente uma evolução das capacidades de consciência fonémica das crianças.Downloads
Publicado
2014-07-15
Como Citar
Pedro, C., Oliveira, T., Lousada, M., & Couto, P. S. (2014). Estudo sobre a intervenção em crianças falantes do Português Europeu com atraso fonológico. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 30(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/11998
Edição
Seção
Artigos