As faces de uma polêmica: o episódio do livro didático Por uma vida melhor

Autores

  • Jauranice Rodrigues Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i0.19339

Palavras-chave:

relação polêmica, mídia, purismo linguístico, livro didático

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar discursivamente como as grandes mídias veicularam o episódio envolvendo o livro didático “Por uma vida melhor”, de Heloísa Ramos, distribuído pelo Ministério da Educação (MEC). Sabe-se que o caso teve grande repercussão: jornalistas, escritores e estudiosos produziram textos apresentando/discutindo o assunto, o que gerou uma polêmica entre aqueles que defendiam as ideias presentes na obra (distinção entre língua oral e escrita, consideração das variedades linguísticas) e os que a consideravam um incentivo ao “falar e escrever errado”. Para analisar o embate, reuniu-se um corpus constituído de textos de diferentes gêneros de discurso, que circularam nas grandes mídias no período de maio a julho de 2011. As categorias de análise mobilizadas provêm dos estudos do discurso, em especial do quadro teórico-metodológico com o qual trabalha o analista de discurso D. Maingueneau. Resultados apontam que a relação polêmica se mostra em diferentes lugares dos textos analisados.

Downloads

Como Citar

Cavalcanti, J. R. (2013). As faces de uma polêmica: o episódio do livro didático Por uma vida melhor. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(3). https://doi.org/10.1590/delta.v29i0.19339