FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR EM CONTEXTOS VIRTUAIS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TELETANDEM BRASIL

Autores

  • Ana Cristina Biondo SALOMÃO UNESP/Araraquara
  • Patricia Fabiana BEDRAN UNESP/São José do Rio Preto

Palavras-chave:

formação de professores, reflexão, teletandem, mediação.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir questões referentes à formação reflexiva do professor para e em contextos virtuais de ensino e aprendizagem de línguas. Diante da necessidade de se pesquisar sobre a formação reflexiva em novos contextos virtuais, apresentamos a experiência de supervisão pedagógica na mediação no contexto virtual de aprendizagem colaborativa em teletandem. Alguns resultados de pesquisas nesse contexto, como Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) e Silva (2010), mostram o quão favorável e propício ele parece ser para o desenvolvimento da formação reflexiva pré-serviço, de maneira a enfatizar a co-construção de conhecimento a partir de uma relação dinâmica entre prática e teoria.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

SALOMÃO, A. C. B., & BEDRAN, P. F. (2013). FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR EM CONTEXTOS VIRTUAIS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TELETANDEM BRASIL. Intercâmbio, 27. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688

Edição

Seção

Artigos