Edições anteriores

2017

v. 34 (2017)

O Volume XXXIV da Revista Intercâmbio traz aos nossos habituais leitores um conjunto de pesquisas que refletem as diferentes perspectivas de estudos da linguagem realizadas na área da Linguística e Linguística Aplicada. Os trabalhos investigam aspectos relacionados à qualidade vocal, a trajetória linguística da criança, interações com criança autista e os aspectos do discurso do caiçara revelados em uma entrevista. No âmbito da Linguística Aplicada, os trabalhos estão voltados para a área de formação de professores de línguas e têm como foco o ensino-aprendizagem do inglês, do português como língua adicional e a necessária competência intercultural do profissional da área.


2016

v. 33 (2016)

O presente volume da Revista Intercâmbio explora relações pertinentes ao ensino de línguas materna e estrangeira e aborda práticas educativas sob a perspectiva da análise do discurso. São objetos de análise dos artigos: cursos online de inglês instrumental, ensino da pontuação, ambientes colaborativos digitais para ensino de escrita, o trabalho de conclusão de curso, a tecnologia no contexto educacional, práticas educativas, retóricas e didáticas sob a perspectiva da Análise do Discurso.

v. 32 (2016)

O volume 32 da Revista Intercâmbio traz artigos que derivam de comunicações realizadas no âmbito do 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada realizado de 10 a 14 de novembro de 2015 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esse tradicional evento abriga trabalhos que abordam as mais variadas facetas da linguagem. O presente volume demonstra a riqueza das abordagens que no campo da Linguística Aplicada são abrigadas.  


2015

v. 31 (2015)

Neste número temático da Revista Intercâmbio, os artigos abordam questões instigantes do universo de estudos da linguagem. São aspectos desafiadores tratados sob óticas teóricas e experimentais que tratam de temas como a co-articulação em produções da fala por bilíngues, falantes de português brasileiro e inglês estadunidense, os fatores intervenientes na compreensão oral em inglês como língua estrangeira, o uso da voz na interação verbal e na locução publicitária, as causas de erros ortográficos no contexto de letramento, apresentação orais em eventos acadêmicos e em contextos de defesa de mestrado e doutorado.

v. 30 (2015)

No ano em que o InPLA – Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - comemora 20 anos, a Revista Intercâmbio publica seu 30º. Volume. Como é sua missão tem divulgado, ao longo desse tempo, resultados de pesquisas que têm sido feitas na área da Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

Este número traz trabalhos que investigam temas relacionados à formação de professores de português como língua estrangeira, práticas de leitura e escrita em contexto multilíngue, letramentos, Inglês para fins específicos e pertinentes aos Estudos da Linguagem.

Esperamos que os trabalhos continuem a serem estímulos para outras produções nas áreas contempladas no presente volume.

Sandra Madureira e Cida Caltabiano


2014

v. 29 (2014)

O Volume XXIX da Revista Intercâmbio continua a publicar neste número, mais alguns dos trabalhos apresentados no InPLA-SIL 2013, ocorrido em outubro, parceria da PUC-SP e UNICSUL.

Refletindo a grande variedade de pesquisas na área da linguagem, traz temas sobre tecnologia e ensino, aquisição da linguagem, análise do discurso, investigações em formação continuada e pré-serviço, questões de pronúncia no livro didático e sobre tradução do inglês-português.

Esperamos, como sempre, que as pesquisas aqui publicadas sejam de agrado dos leitores e incentivo para o desenvolvimento de outros trabalhos.

Sandra Madureira e Cida Caltabiano

v. 28 (2014)

O volume XXVIII da Revista Intercâmbio traz, como tem feito há muitos anos, alguns dos trabalhos apresentados no 19º. InpLA – Intercâmbio de Linguística Aplicada, evento tradicional do LAEL-PUC-SP, que ocorreu em outubro de 2013 em parceria com o 5º.  Seminário Internacional de Linguística, da UNICSUL.

As pesquisas  publicadas neste volume foram apresentadas no InPLA-SIL 2013, edição que,  pela primeira vez, resulta de uma parceria entre dois programas de pós-graduação na área da Linguística e Linguística Aplicada.

As áreas contempladas abordam uma variedade de temas que refletem as muitas perspectivas pelas quais a linguagem pode ser estudada: ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeira, formação de professores, o uso de tecnologias no ensino, incluindo a educação de surdos e práticas de letramento multimodais, análise de material didático e análise de discurso.


2013

v. 27 (2013)

Neste número, oito artigos de pesquisadores de instituições brasileiras discutem questões relativas à Linguagem, interagindo de maneiras diversas com os contextos de Tecnologia, Educação e Comunicação. Quatro deles debruçam-se sobre aspectos de ensino-aprendizagem, dois deles sobre análises com tecnologias de fala e outros dois sobre ensino em contextos virtuais. As recentes tecnologias têm tido um impacto grande sobre a maneira de se ensinar e aprender, sobre a maneira como as pessoas se comunicam, sobre o modo como as informações são veiculadas e sobre as metodologias de análise em trabalhos de pesquisa. Os artigos que aqui disponibilizamos têm algo a dizer sobre como recursos de tecnologia são utilizados em ensino e pesquisa. Sandra Madureira Maria Aparecida Caltabiano

2012

v. 26 (2012)

A Revista Intercâmbio, em seu XXVI volume, publica um conjunto de trabalhos apresentados no 18º. InPLA, ocorrido em 2011.
Este volume contempla uma gama de artigos concernentes aos estudos da linguagem oral e escrita, abordando aspectos lexicais, fonéticos, gramaticais e discursivos.

v. 25 (2012)

A Revista Intercâmbio continua a trazer em seu XXV volume uma sequência de trabalhos apresentados no 18º.InPLA, ocorrido em 2011, evento tradicional promovido pelo LAEL na PUC-SP. 
Os artigos trazem temas que têm sido investigados nas áreas de Estudos da Linguagem e Linguística Aplicada e representam o que tem sido feito em várias instituições brasileiras. Os artigos versam sobre design em contexto digital, mídia digital e identidade, gêneros discursivos, atividades escolares, crenças e avaliação formativa. 
Que a publicação continue a ser motivadora para novos trabalhos. 

Sandra Madureira
Maria Aparecida Caltabiano

2011

v. 24 (2011)

O XXIVº volume da Revista Intercâmbio traz alguns dos trabalhos apresentados no 18º.InPLA, ocorrido na PUC-SP no ano de 2011.
Os temas dos artigos refletem os muitos estudos que são feitos na área da Linguística e Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores, aquisição de linguagem, interação em contexto digital e análise do discurso.
Esperamos, como sempre, que a leitura dos trabalhos seja motivadora para outras pesquisas e que elas contribuam para o desenvolvimento das áreas aqui representadas.

Sandra Madureira
Maria Aparecida Caltabiano

v. 23 (2011)

O volume 23 da Revista Intercâmbio, organizado com a colaboração da Profa. Dra. Aglael Gama Rossi, em homenagem à professora Dra. Paulina D’Alva Artimonte Rocca, traz artigos com temas relacionados às áreas de pesquisa com as quais trabalhou: sintaxe, aquisição e ensino/aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira, produção e percepção de fala em L2, tecnologia de fala e entonação. Nossos sinceros agradecimentos a todos que submeteram artigos e ao corpo de pareceristas que os avaliou. Entre os trabalhos incluídos neste volume, encontra-se um artigo inédito da autora aqui homenageada, cujo trajeto acadêmico é retratado pela Profa. Dra. Aglael Gama Rossi no Prefácio deste volume e merece uma primeira incursão do leitor.

Sandra Madureira
Maria Aparecida Caltabiano


2010

v. 22 (2010)

O XXIIº volume da Revista Intercâmbio é uma homenagem à Profa. Dra. Zaina Abdalla Nunes, colega e professora da PUC-SP onde atuou no Departamento de Inglês durante muitos anos. Seu nome foi e continua a ser uma referência na área de ensino de inglês. Dedicou-se ao ensino de pronúncia em Inglês para brasileiros. Obteve o título de doutor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e pertenceu ao Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (CNPq). Os temas dos artigos no presente volume contemplam sua área de atuação nos Estudos sobre a fala e por esse motivo dedicamos o número à Profa. Dra. Zaina.Esperamos que a leitura dos artigos seja enriquecedora a todos que têm interesse em trabalhos de Fonética Aplicada.

Profa. Dra. Sandra Madureira
Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano

v. 21 (2010)

A Revista Intercâmbio, em seu XXIº volume, traz a público uma sequência de artigos elaborados a partir de trabalhos apresentados no 17º. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada). Os temas contemplados refletem o campo abrangente dos Estudos da Linguagem e o caráter transdisciplinar da Linguística Aplicada, proporcionando ao leitor um rico panorama de trabalhos de pesquisa, feitos nas várias instituições brasileiras, os quais abordam ensino de línguas, formação de professores, questões de identidade, de gênero e de discurso. Esperamos que a leitura dos artigos alcance repercussões profícuas e contribua para o desenvolvimento do campo de Estudos da Linguagem.

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira


2009

v. 20 (2009)

A Revista Intercâmbio, em seu XXº volume, publica artigos elaborados a partir de trabalhos apresentados no 17º. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada). As várias áreas contempladas – análise do discurso, aquisição de linguagem, ensino de línguas e linguística de corpus – refletem o campo abrangente e transdisciplinar da pesquisas na área da Linguística e Linguística Aplicada, proporcionando ao leitor o contato com o panorama atual do campo dos Estudos da Linguagem em sua plena efervescência. 

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira

v. 19 (2009)

O volume XIX da Revista Intercâmbio traz aos pesquisadores da área de Linguística e Linguística Aplicada artigos sobre Bilingüismo e Aquisição de L2. Sabemos que tais temáticas revestem-se de grande interesse no contexto acadêmico atual em face da constante demanda em relação à educação bilíngüe.
Os artigos do presente volume discutem questões relativas às vantagens do bilinguismo, ao papel das escolas bilingues, à educação bilíngüe de surdos e à elaboração de dicionários bilíngües. Também são abordados aspectos concernentes à aquisição de L2: os aprendizes e suas crenças, a construção de identidades e à abordagem da fluência oral.
Esperamos que a reflexão sobre as questões abordadas pelos autores provoque ressonâncias nos leitores deste volume e os motivem a prosseguir o debate.


Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira


2008

v. 18 (2008)

É com grande satisfação que trazemos aos pesquisadores da área de Lingüística e Lingüística Aplicada o volume 18 da Revista Intercâmbio, que se constitui de outro grupo de trabalhos apresentados no 16º. InPLA, realizado no primeiro semestre de 2007. 
Devido ao grande número de artigos submetidos, optamos por publicá-los em dois números, volume 17 e 18. 
Os artigos que constam do volume 18 abrangem temas relacionados à pesquisa em linguagem e trabalho e formação de professores. 
Esperamos que os leitores do presente volume possam se inspirar nas reflexões sobre os temas abordados nos artigos. 


Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano 
Profa. Dra. Sandra Madureira

v. 17 (2008)

A Revista Intercâmbio traz aos pesquisadores da área de Lingüística e Lingüística Aplicada o volume 17, o qual reúne trabalhos apresentados no 16º. InPLA, realizado no primeiro semestre de 2007.
Os artigos que constituem o volume 17 abrangem temas relacionados à pesquisa em análise do discurso, ensino de língua estrangeira, ensino a distância, construção de identidades, lingüística textual e avaliação de material didático em língua materna.
Esperamos que a interação dos leitores com os textos dos artigos do presente volume seja profícua e suscite outros trabalhos de investigação lingüística.

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira

2007

v. 16 (2007)

Durante 16 anos, anualmente, a Revista Intercâmbio publicou trabalhos apresentados no Inpla – Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada, evento do LAEL – Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. A partir de 2007, passamos a organizar números temáticos.
Intercâmbio traz aos seus leitores, com o volume 16, o primeiro número temático, voltado à Descrição de Métodos de Pesquisa na Coleta e Análise de Dados Lingüísticos. 
Os artigos aqui apresentados evidenciam metodologias diversas que têm sido utilizadas em estudos sobre entoação, identidade, formação de professores, lingüística de corpus. 
Esperamos que os trabalhos publicados neste volume possam incentivar a discussão quanto à necessidade de adequação dos métodos de coleta de dados aos novos e antigos temas abordados em Lingüística. Além disso, esperamos enfatizar a relevância de metodologias adequadas no que diz respeito à análise dos fenômenos lingüísticos. 

Profa. Dra. Sandra Madureira
Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano

2006

v. 15 (2006)

INTERCÂMBIO é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Até o momento, a revista teve como objetivo incentivar a publicação de trabalhos apresentados por ocasião do Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA), evento organizado pelo LAEL, na PUCSP. 
O 15º. volume, em conformidade com tal objetivo, apresenta artigos selecionados por um corpo de pareceristas oriundos de Universidades de vários estados brasileiros. Tais trabalhos foram expostos no 15º InPLA, realizado em junho de 2005, e submetidos à publicação.
Ao longo de seus 15 anos, a Revista INTERCÂMBIO solidificou-se como um espaço de discussão de questões ligadas à Lingüística Aplicada e aos Estudos da Linguagem, o que levou à modificação de sua periodicidade em semestral. A partir de agora, a revista passa a aceitar trabalhos em português, espanhol, inglês, francês e italiano, em números temáticos ou não, sendo que, a cada três semestres, a Revista publicará também trabalhos apresentados no InPLA, uma vez que este tornou-se bianual, com a 16ª. edição a realizar-se em maio de 2007. Esperamos, com este passo, ampliar o espaço para o intercâmbio entre pesquisadores da Área de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

Aglael Gama Rossi
Maria Aparecida Caltabiano
Sandra Madureira

2005

v. 14 (2005)

INTERCÂMBIO é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que tem como objetivo incentivar a pesquisa por meio da publicação de trabalhos apresentados por ocasião do Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA), evento anualmente promovido pelo LAEL. Os artigos são submetidos ao julgamento de um Conselho Editorial composto de pareceristas qualificados e reconhecidos pela comunidade científica da área. 
O InPLA foi inicialmente idealizado para ser um simpósio voltado à discussão de pesquisas em andamento de mestrandos e doutorandos e INTERCÂMBIO, como seu espaço de registro e meio de divulgação. Ao longo dos 14 anos de sua realização, o perfil do InPLA sofreu alterações substanciais devido ao fato de ter se solidificado como um espaço de discussão de questões ligadas à Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, passando a incorporar trabalhos de pesquisadores já formados. INTERCÂMBIO não poderia deixar de refletir esse movimento.
O número 14 da revista apresenta artigos selecionados e que foram apresentados no 14º InPLA, realizado, na PUCSP, em abril de 2004. 

Profª Drª Aglael Gama Rossi 
Profª Drª Maria Aparecida Caltabiano M. B. da Silva
Profª Drª Maria Francisca Lier-De Vitto 
Profª Drª Sandra Madureira

2004

v. 13 (2004)

INTERCÂMBIO é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que tem como objetivo incentivar a pesquisa por meio da publicação de trabalhos apresentados por ocasião do Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA), evento anualmente promovido pelo LAEL. Os artigos são submetidos ao julgamento de um Conselho Editorial composto de pareceristas qualificados e reconhecidos pela comunidade científica da área. 
O InPLA foi inicialmente idealizado para ser um simpósio voltado à discussão de pesquisas em andamento de mestrandos e doutorandos e INTERCÂMBIO, como seu espaço de registro e meio de divulgação. Ao longo dos 13 anos de sua realização, o perfil do InPLA sofreu alterações substanciais devido ao fato de ter se solidificado como um espaço de discussão de questões ligadas às quatro linhas de pesquisa do LAEL - Linguagem e Educação, Linguagem e Trabalho, Linguagem e Patologias da Linguagem e Linguagem e Tecnologia – passando a incorporar trabalhos de pesquisadores já formados. INTERCÂMBIO não poderia deixar de refletir esse movimento. 
O número 13 da revista traz a novidade de ser apresentado e veiculado em forma de CD. Neste número estão contidos artigos selecionados e que foram apresentados no 13º InPLA, realizado, na PUCSP, em abril de 2003. 

Comissão organizadora 
Profa. Dra. Maria Francisca Lier-De Vitto 
Profa. Dra. Sandra Madureira 
Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano 

Coordenação do LAEL
Beth Brait
Fernanda Liberali

1999

v. 8 (1999)

INTERCÂMBIO é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, que tem como objetivos divulgar as tendências recentes de pesquisa na área da Lingüística Aplicada e contribuir tanto para um mapeamento da área como para sua consolidação. 
Dessa maneira, a INTERCÂMBIO tem divulgado trabalhos apresentados, desde 1990, nos InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada ) que são realizados anualmente pelo LAEL. O InPLA, sendo um congresso de nível nacional, constitui um fórum para o debate e divulgação de pesquisas em andamento, sobretudo dos pesquisadores em formação, possibilitando também um mapeamento das pesquisas realizadas na área da Lingüística Aplicada em determinado momento histórico e contribuindo para sua consolidação no Brasil. 
Este oitavo volume da INTERCÂMBIO contém trabalhos apresentados no 8º InPLA, realizado nos dias 21 a 24 de abril de 1998. Apesar de ser um grande volume, os trabalhos contidos nele representam menos da metade dos trabalhos apresentados no InPLA: dos 20 simpósios temáticos, temos, neste volume, alguns textos de 11 simpósios; das 12 sessões coordenadas de poster, temos alguns textos de 6 sessões. Para a organização deste volume, optamos por dividir as seções tendo por base a própria organização temática dos simpósios e das sessões coordenadas de poster. Esperamos assim oferecer um mapa temático constituído por 14 seções: a primeira que contém dois textos das mesas redondas e outras treze seções temáticas que refletem algumas tendências de pesquisa na área. 
O volume inicia com a seção constituída pelos textos das mesas redondas: um texto da mesa redonda de abertura do 8º InPLA, cujo tema foi: As multifaces da interação em diferentes contextos sociais. É o texto de Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna (doutoranda do LAEL-PUCSP), que trata da interação e a relação linguagem e trabalho. O segundo texto desta seção é o do Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UERJ), que participou da mesa redonda de encerramento sobre o tema A atuação da LA na elaboração do Parâmetros Curriculares do MEC para a área de ensino de línguas.


Mara Sophia Zanotto 
Abril de 1999.


1998

v. 7 (1998)

Reunidos neste número da INTERCÂMBIO estão alguns dos trabalhos apresentados no 7o. INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada) realizado na PUCSP, dentro do LAEL, dias 24 e 25 de abril de 1997. A única exceção é o trabalho de Tomitch, que foi apresentado no 6o. Inpla. 
Além dos Workshops e dos tradicionais mini-cursos, que precedem o Inpla, e das sessões de workshop, as atividades do 7o. Inpla se distribuíram entre mesas de abertura e encerramento com convidados especiais, simpósios, propostos inter-institucionalmente por pesquisadores e/ou grupos de pesquisa e Posters submetidos individualmente.
Tendo em vista o grande grau de relacionamento inter-disciplinar que se manifesta nos trabalhos, característica explicável, dada a própria natureza da área, optou-se por organizar este número colocando os trabalhos em uma única sessão, sem dividí-los quer por ordem de apresentação no Inpla, quer por tipo de atividade. No entanto, procurouse seguir alguma ordem que colocasse próximos trabalhos que pudessem ter mais em comum um com o outro em termos de área, tipo de conhecimento ou metodologia. 
Assim, os sete primeiros trabalhos têm em comum o fato de tratarem de fenômenos de aprendizagem e/ou ensino tanto em língua materna como estrangeira. Coelho estuda atividades de grupo em sala de aula de língua estrangeira; Fernandes e Rios tratam de ensino bilingüe a crianças surdas tendo linguagem de sinais como primeira língua e português como língua estrangeira. Os três seguintes estudam leitura: Tomitch discute leitores com diferentes graus de proficiência em textos de tipos diferentes, Welewicki estuda testagem e Menezes mostra a utilidade de textos jornalísticos no ensino. Por sua vez Vigia-Dias e Silva retomam a discussão de autenticidade em sala de aula. Os trabalhos de Ramandon, de Strongloli e de Mosca enfocam a metáfora por diferentes ângulos. Seguem quatro trabalhos sobre gêneros: um sobre mitos na cultura indígena (Junqueira), um sobre gêneros no trabalho (Ferreira) ambos apresentados na mesa de abertura do Encontro, e dos sobre Gêneros acadêmicos (resumos e resenhas), por Motta-Roth e Hendges e por Motta-Roth. 
Na área da análise da conversação aparecem dois artigos: Toscano sobre consenso e conflito e Galembeck sobre preservação da face. 
Outro tema abordado é a saúde vocal do professor, discutida por Chun. 
Finlizando, seguem três trabalhos apresentados na mesa de encerramento do Encontro que enfocam estudos inter-disciplinares: Françoso com o trabalho sobre teorias psicolinguísticas de parsing, Abaurre enfocando a noção de estruturas prosódicas preferenciais e Guedes, discutindo processos comunicativos em uma sociedade.

L B


1997

v. 6 (1997)

A Intercâmbio vem a seus leitores, mais uma vez, com os trabalhos apresentados no 6° InPLA, devidamente submetidos ao Corpo Editorial para pareceres, selecionados, e posteriormente revisados. Essa preocupação, que também é a de todos que apresentam no InPLA suas pesquisas - a de um evento de bom nível científico, reunindo trabalhos de muito boa qualidade- redundou no volume que agora aparece. Os trabalhos aqui publicados revelam que a pós-graduação no Brasil no setor de Lingüística Aplicada tem apresentado produtos de alto nível, como poderão ver os leitores. 
De um evento voltado para o corpo discente dos vários cursos de pós-graduação do país, o InPLA passou a receber a colaboração de vários docentes de nome das universidades brasileiras e de mestres e doutores que aqui vieram apresentar os resultados de suas teses, contribuindo para alcançarmos a qualidade que se pode ver nesses volumes da Intercâmbio. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os que prestigiaram o evento e esta publicação.

1 a 25 de 26 itens     1 2 > >>