UM ESTUDO SOBRE RÓTICOS EM VARIANTES DO ESPANHOL

Maria da Piedade Soares CÓSTOLA

Resumo


Os róticos constituem uma classe de sons que apresenta extensa alofonia em coda silábica. A língua espanhola apresenta os fonemas róticos tap/ɾ/ e trill/r/ e em coda silábica podem ocorrer alofones fricativos, vibrantes fricativas, aproximantes ou omissão do rótico. Com base na Teoria Acústica de Produção da Fala e inspeção dos espectrogramas, podemos detalhar as características fonéticas dos róticos. Usamos como corpus a letra da canção Pedro Navaja de Rubén Blades. Gravamos falantes, nativos do espanhol, variedades colombianas, cubana, peruanas, espanhola, argentina e mexicana. A análise revelou maior produção de tap em todos os contextos e por todos os sujeitos.


Palavras-chave


róticos em língua espanhola; coda silábica; fonética acústica.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.