UM ESTUDO SOBRE RÓTICOS EM VARIANTES DO ESPANHOL

Autores

  • Maria da Piedade Soares CÓSTOLA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Palavras-chave:

róticos em língua espanhola, coda silábica, fonética acústica.

Resumo

Os róticos constituem uma classe de sons que apresenta extensa alofonia em coda silábica. A língua espanhola apresenta os fonemas róticos tap/ɾ/ e trill/r/ e em coda silábica podem ocorrer alofones fricativos, vibrantes fricativas, aproximantes ou omissão do rótico. Com base na Teoria Acústica de Produção da Fala e inspeção dos espectrogramas, podemos detalhar as características fonéticas dos róticos. Usamos como corpus a letra da canção Pedro Navaja de Rubén Blades. Gravamos falantes, nativos do espanhol, variedades colombianas, cubana, peruanas, espanhola, argentina e mexicana. A análise revelou maior produção de tap em todos os contextos e por todos os sujeitos.

Biografia do Autor

Maria da Piedade Soares CÓSTOLA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Mestra pelo programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Bolsista CNPq. Pós-graduada em Ensino de Espanhol para Brasileiros pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC- SP (2011-2013), graduada em Letras Português Espanhol pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006-2009). Trabalha com ensino de Português e Espanhol como língua estrangeira, autora de material didático em língua espanhola e revisora em língua portuguesa e língua espanhola. Tendo nos últimos anos se especializado em aulas In Company.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

CÓSTOLA, M. da P. S. (2018). UM ESTUDO SOBRE RÓTICOS EM VARIANTES DO ESPANHOL. Intercâmbio, 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36658

Edição

Seção

Artigos