Efeitos de um Programa de Pilates sobre o equilíbrio de suas praticantes no período pós-menopausa

Diogo do Carmo de Souza, Rafaela Liberali, Charles Ricardo Lopes, Ticiane Marcondes Fonseca da Cruz, Helena Brandão Viana, Maria Inês Artaxo Netto

Resumo


Objetiva-se avaliar os efeitos de um programa do método Pilates sobre o equilíbrio de mulheres pós-menopausa, com idades entre 58 a 60 anos praticantes de Pilates. Como metodologia, foi utilizada a Escala de Equilíbrio de Berg com 15 mulheres, na faixa etária de 58 a 60 anos em fase pós-menopausa, iniciantes na modalidade Pilates, e não portadoras de patologias ósteo-musculares e/ou sensório-motoras. Como resultados, houve um ganho de 6,9% no Grupo Estudo sobre o equilíbrio. Conclusão: Após três meses de prática com Pilates, as participantes apresentaram menor déficit de equilíbrio do que no pré-teste.


Palavras-chave


Pilates; Menopausa; Equilíbrio motor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p39-49

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.