Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: "http://www.ibict.br">http://www.ibict.br) estão ativos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

1. A Comissão Editorial da revista Nexi aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) sob a forma de artigos científicos, ensaios, resenhas e entrevistas na área de Comunicação e Semiótica. Trabalhos não-inéditos (vale dizer, já publicados) só serão aceitos sob três instâncias: a. edição esgotada ou de difícil acesso a pesquisadores brasileiros; b. tradução para língua diversa da original; c. outra circunstância ou motivo relevante e justificado, a critério da Comissão Editorial, tendo em vista o fomento do debate científico no país.

2. As colaborações podem ser editadas em cinco línguas: português, espanhol, francês, italiano e inglês.

3. Todos os artigos científicos e ensaios, com eventual exceção dos publicados na seção "Dossiê", serão submetidos ao Conselho Científico. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico peer review.

4. Os trabalhos devem ser normalizados de acordo com as NBRs 6023 (referenciação bibliográfica) e 10520 (citação no corpo do texto) – de 2002 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pela Comissão Editorial.

5. Os trabalhos devem ser do seguinte modo: a. digitados em word; em formato  A4 (margem superior 2,5 cm; inferior 2,5 cm; esquerda 3 cm; direita 3 cm; parágrafo 1,25 cm); fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; parágrafos justificados; b. enviados em versão definitiva (não serão aceitas versões preliminares)l; c. como a revista trabalha com pareceres cegos, o arquivo não deve ser nomeado com o(s) nome(s) e/ou sobrenome(s) dos autores, nem com referências à instituição do mesmo; d. Também por conta dos pareceres cegos, o(s) nome(s) e/ou sobrenome(s) dos autores não devem constar no texto enviado para análise.

6. A extensão dos textos é a seguinte: a. artigos e ensaios: de 10 a 15 páginas, com máximo de 35 mil caracteres (inclusa a bibliografia e figuras e fotos); b. entrevistas, diálogos e resenhas: de 3 a 5 páginas (inclusas figuras e fotos, bem como o texto de apresentação pessoal dos autores).

7. Os títulos dos trabalhos devem constar centralizado no topo da primeira página, digitados apenas com inicial maiúscula (salvas exceções de nomes próprios), em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito.

8. O Resumo deve ter de 5 a 10 linhas, em fonte Times New Roman tamanho 10, e ser inserido abaixo do título. 

9. As palavras-chave devem ser no mínimo três e no máximo cinco, em fonte Times New Roman tamanho 10, inseridas logo abaixo do Resumo.

10. O Abstract (em inglês) deve ter de 5 a 10 linhas, em fonte Times New Roman tamanho 10, e ser inserido logo abaixo das Palavras-chave.

11. As Keywords (em inglês) devem ser no mínimo três e no máximo cinco, em fonte Times New Roman tamanho 10, inseridas logo abaixo do Abstract.

12. As citações com menos ou até três linhas devem ser realizadas no interior do texto, digitadas entre aspas, em fonte Times New Roman tamanho 12, sem itálicos, grifos ou sublinhados. No final da citação devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor em caixa alta (apenas nos casos em que vier entre parêntes), o ano da publicação e a(s) página(s) da publicação (cf. NBR 10520/2002, da ABNT). Exemplo: (PEIRCE, 1987, p. 341).

13. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo e digitadas em espaço simples, com fonte Times New Roman tamanho 10, sem aspas. No final da citação devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor em caixa alta (apenas nos casos em que vier entre parêntes), o ano da publicação e a(s) página(s) da publicação (cf. NBR 10520/2002, da ABNT). Exemplo: (PEIRCE, 1987, p. 341).

14. Todos os autores utilizados nas citações (itens 14 e 15) precisam ser listados no tópico “Referências bibliográficas”.

15. O tópico “Referências bibliográficas” deve estar formatado de acordo com as normas da ABNT (Número), por ordem de sobrenome de autor, em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento simples entre as linhas.

16. Os subtítulos no interior do artigo devem ser digitados também apenas com a primeira letra maiúscula (salvas exceções de nomes próprios), em negrito, de tamanho idêntico ao do texto (Times New Roman, tamanho 12).

17. As notas de rodapé devem ser inseridas, quando necessárias, na mesma página do objeto referenciado, e devem ser usadas exclusivamente para comentários necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas.

18. As resenhas (de livros, teses, produtos de hipermídia etc.) devem ter título próprio (diferente do título do trabalho resenhado), seguido por Resumo, Palavras-chave, Abstract (em inglês) e Keywords (em inglês), conforme formatação requerida nos itens de 9 a 12.

19. O título das resenhas deve ser seguido das referências completas do trabalho resenhado, de acordo com o objeto (título, subtítulo, editora/produtora, instituição etc). Essas referências devem estar alinhadas na margem esquerda, digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, em negrito. No caso de livros, é necessário explicitar, como parte das referências (editora, local etc.), o número de páginas.

20. É opcional a inserção de ilustrações referentes ao trabalho resenhado (capa de Livro, capa de CD, embalagem de produto de hipermídia etc), logo abaixo das referências completas do trabalho resenhado.

21. As ilustrações devem ser de formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi, e devem estar inseridas no corpo do trabalho (não devem ser enviadas em arquivos separados). O tamanho das ilustrações não é estabelecido, e dependerá do bom-senso do autor, mas deverá permitir uma boa visualização da ilustração. Recomenda-se o tamanho médio de 4,5 cm (de acordo com a régua lateral do Microsoft Word).

22. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.

23. Após o processo de avaliação cega, as credenciais acadêmico-profissionais do(s) autor(es) devem ser acrescentadas ao final do arquivo, em até 5 linhas, com espaçamento simples, alinhadas à direita. Utiliza-se a fonte Times New Roman tamanho 12 para o nome do autor; e fonte Times New Roman tamanho 10 para as demais informações. 

24. Logo abaixo das credenciais acadêmico-profissionais, deve ser inserido ainda um endereço eletrônico de referência, em fonte Times New Roman tamanho 10, alinhado à direita.

25. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

26. As colaborações devem ser enviadas exclusivamente pelo portal da revista.

Editorial

Trata-se de publicação eletrônica semestral, voltada à veiculação de textos científicos de pesquisadores em formação na área de comunicação e semiótica, sendo, assim, voltada à publicação de materiais científicos de dois tipos de autores: • Estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado); • Mestres. A iniciativa reforça a importância da permanente produção acadêmica e integra pesquisadores em formação no circuito de periódicos científicos. Além disso, colabora para que o Mestre permaneça se qualificando, mesmo ainda não tendo ingressado num curso de doutorado. Configurada como publicação eletrônica, editada em plataforma de acesso livre na internet, a Nexi permite a fácil disponibilização dos textos publicados, fortalecendo a produção científica da área com a disponibilização de um espaço de criação, veiculação e acessibilidade de trabalhos que primem pela qualidade de seu conteúdo. A publicação, instalada na área temática geral da comunicação e semiótica, tem a proposta de instalar um permanente diálogo com a História, com a Antropologia, com as Artes, com a Sociologia, com as Letras e outras áreas afins. Desse modo, é de fundamental importância a articulação de conteúdo plural referente tanto a temas como a objetos de pesquisa, lapidados sob diversas abordagens, não solidificados em categorizações reducionistas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.