REINSERÇÃO ESCOLAR E LEUCEMIA: TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO COMPORTAMENTAL DEASY-SPINETTA

Autores

  • Ediana Rosselly de Oliveira Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0002-5263-4641
  • Danielle Ferreira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0002-0493-6848
  • Laura Caroline Lemos Aragão Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0002-2033-9015
  • Daniele Caroline Leôncio Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0001-5557-0770
  • Priscila Cristine Andrade de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0003-0413-6813
  • Cyndiane Mary Antero Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0001-5694-6282
  • Débora Sunaly Leite da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0002-0323-6604
  • Natália Maria da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0001-8748-4834
  • Izabel Augusta Hazin Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) http://orcid.org/0000-0002-4045-8628
  • Rodrigo da Silva Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudo Psicologia e Saúde (GEPS) http://orcid.org/0000-0002-8400-058X
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudo Psicologia e Saúde (GEPS) http://orcid.org/0000-0002-0354-7074
  • Rafaella Maria de Varella Domingues Hospital Infantil Varela Santiago http://orcid.org/0000-0001-6877-3358
  • Patricia Deasy Spinetta San Diego Unified School District, Department of Psychology http://orcid.org/0000-0002-8035-9528

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170016

Palavras-chave:

câncer em crianças, educação especial, educação inclusiva, saúde infantil, psico-oncologia pediátrica

Resumo

O Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ) proporciona importante contribuição ao acompanhamento da reinserção escolar de crianças com câncer, notadamente àquelas diagnosticadas com Leucemia Linfoide Aguda (LLA), principal grupo de sobreviventes na oncologia pediátrica. O DSBQ investiga aspectos emocionais, de aprendizagem e socialização distribuídos em 38 questões. O presente estudo realizou a tradução e adaptação transcultural do DSBQ para o português brasileiro a partir de seis etapas: solicitação da autorização dos autores para a submissão do instrumento ao procedimento de tradução e adaptação transcultural; tradução e tradução reversa (back translation); comparação da tradução reversa com a versão inicial; julgamento de juízes quanto a necessidade de revisão dos itens e∕ou necessidade de adequações semânticas, e; administração da versão brasileira em 20 professores para avaliação da inteligibilidade dos itens. Os docentes avaliaram a versão final do instrumento traduzido e adaptado como adequado e compreensível, observado no acordo um valor bruto consensual de 81%. A concordância verificada com auxílio do Kappa de Fleiss foi de 0,6882 (±0.0247), indicando concordância substancial. O desenvolvimento, tradução e adaptação de instrumentos voltados à compreensão das alterações que repercutem no contexto escolar de crianças com LLA são essenciais dado a escassez de tais ferramentas, os frequentes relatos de dificuldades escolares e a necessidade de caracterização dos efeitos transitórios e tardios associados ao adoecimento e ao tratamento do câncer infantil que afetam o desenvolvimento escolar e a qualidade de vida desse subgrupo clínico.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

Artigos