PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA

Patrícia dos Santos Pessoa, Carolina Ferreira Barros Klumpp, Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Márcia Siqueira de Andrade

Resumo


O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre Educação Integral no Brasil no âmbito do Programa Mais Educação (PME). O PME surgiu como política pública implantada pelo Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Foram localizados oito artigos sobre o PME, publicados entre 2007/2015. Realizou-se Análise de Conteúdo, focalizando-se: aspectos históricos, ideológicos e políticos da Educação Integral e principais benefícios e desafios do PME. Dentre os benefícios foram identificados a formação integral e a melhoria do processo ensino-aprendizagem. As dificuldades apontadas referem-se à estrutura física das escolas e à política assistencialista do PME. Conclui-se pela necessidade da ampliação da produção científica sobre o PME enquanto política indutora da Educação Integral.

Palavras-chave


análise de conteúdo, aprendizagem, mais educação, período integral, revisão de literatura

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DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170020

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