A Inserção Feminina no Mercado de Trabalho: uma abordagem regional

Autores

  • Shauana Bobadilha Rodrigues Lima Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Márcio Nora Barbosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vivian dos Santos Queiroz Orellana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gabrielito Menezes Universidade Federal do Rio Grande (FURG) http://orcid.org/0000-0001-7649-5132

Palavras-chave:

J23, C25.

Resumo

O presente artigo busca analisar a inserção feminina no mercado de trabalho, bem como identificar os determinantes da empregabilidade formal das mulheres brasileiras, de acordo com cada região do país. Para isso, utilizou-se o modelo econométrico logit e como banco de dados a PNAD (2014). De acordo com os resultados, pôde-se destacar um perfil das mulheres inseridas de modo formal no mercado de trabalho brasileiro, tendo predominância a faixa entre 25 até 35 anos de idade, nas regiões norte, sul e sudeste; com nível de escolaridade de 9 a 12 anos de estudo, exceto na região centro oeste e recebendo entre 5 a 8 salários mínimos, exceto na região norte e centro oeste.

Biografia do Autor

Shauana Bobadilha Rodrigues Lima, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2014).

Márcio Nora Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É mestre em Economia Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada _ PPGE/FURG e especialista em Comércio Exterior e Negociação Internacional pela FGV-Florianópolis, atua como Professor temporário no curso de Comércio Exterior na FURG-SVP, assim como atua na Unidade de Pesquisa em Economia Costeira - UPEC/FURG, onde participa de projetos de pesquisa na área econômica. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e técnico em Comércio Exterior. Tem experiência na área de analise econômica em cadeias produtivas e análise de custo de processos, Logística de commodities e Logística interna.

Vivian dos Santos Queiroz Orellana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com período de doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia em Berkeley e período de pesquisa no Departamento de Economia na Universidade de Harvard. Possui Graduação e Mestrado em Economia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem experiência principalmente nas seguintes áreas: Economia do Trabalho, Demografia Econômica, Economia Regional e Urbana e Métodos Quantitativos.

Gabrielito Menezes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2015). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Empreendedorismo e Métodos Quantitativos.

Referências

ABRAMO, T. W. – A inserção da mulher no mercado de trabalho: uma força de trabalho secundária? – São Paulo 2007.

ARAUJO, T. P. de; LIMA, R. A. de – Economia, Desenvolvimento Regional e Mercado de Trabalho do Brasil – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho Banco do Nordeste do Brasil Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – 2010.

ASSIS, R. H. de – A inserção da mulher no mercado de trabalho – 2009.

BARBOSA, A. L. N. de H. Participação Feminina no Mercado de Trabalho. IPEA – 2014.

BORJAS, G. Economia do Trabalho. Bookman, 5° Edição, São Paulo, 2010.

CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics: methods and applications. Cambridge Uni¬versity Press, 2005.

CRUZ, A. F.; BASSO, F. M. B.; PAZ, D. – Determinantes da participação feminina no mercado de trabalho brasileiro: evidências utilizando modelo probit. – Curitiba 2013.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Censo demográfico 2010 – disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_zip_xls.shtm acessado em 01 de março de 2016.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – dados (PME 2012) Pesquisa Mensal do Emprego 2003/2011.

GREENE, W. Econometric analysis. 5. Ed. New York: Prentice Hall, 2003.

GUJARATI, D. – Econometria Básica – 4ª edição – 2006.

LEITE, P. G., & SILVA, D. B. N. Análise da situação ocupacional de crianças e adolescentes nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil utilizando informações da PNAD 1999. Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.2, jul./dez. 2002.

MENDONÇA, T. G. de; LIMA, J. R.; LÍRIO, V.S. – Determinantes da inserção de mulheres jovens no mercado de trabalho nordestino – 2008.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO – Anuário Rais 2014. Disponível em

http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/anuario_empregos.htm acessado em 22 de fevereiro de 2016.

MONTE, P. A. do; GONÇALVES, M. F. A inserção ocupacional e os determinantes salariais das mulheres no mercado de trabalho. Caxambu/MG – 2008.

MORAES, G. Determinantes da participação feminina no mercado de trabalho amazonense. Viçosa/MG – 2012.

PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – 2014.

PEREIRA, A. E. da S; MONTE, P. A. do. A inserção feminina no mercado de trabalho brasileiro e seus determinantes salariais: Evidências para os anos 1995 e 2006. Disponível em http://edi.bnb.gov.br/content/aplicacao/eventos/forumbnb2008/docs/a_insercao.pdf, acessado em 01 de março de 2016.

SCORZAFAVE, L. G. & MENEZES-FILHO, N. A. Participação feminina no mercado de trabalho brasileiro: evolução e determinantes. Rio de Janeiro – 2001.

VIECELI, C. P. – Mulher e Trabalho no Brasil: Características, avanços e permanência (1960-2009) – Porto Alegre 2011.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos