O PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA EM GRUPO

Autores

  • Marivan Tavares dos SANTOS Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC/AM

Palavras-chave:

Leitura, Pensar Alto em Grupo, Agente de Letramento

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o papel do professor como agente de letramento na prática dialógica de leitura do Pensar Alto em Grupo (PAG). O estudo se propõe a investigar: a) Em que aspectos as ações da professora como agente de letramento puderam contribuir para a construção dos sentidos na prática dialógica de leitura do PAG? b) Que saberes pedagógicos constituem a professora como agente de letramento? Os participantes foram a professora-pesquisadora e seis alunos do ensino superior. Os dados revelaram ações da professora que favoreceram a construção de sentidos e saberes pedagógicos que a constituem agente de letramento.

Biografia do Autor

Marivan Tavares dos SANTOS, Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC/AM

Atua na área de Letras, Linguística Aplicada, com ênfase em Leitura e Escrita; Formação de Professor e Leitor. Leciona disciplina de Língua Portuguesa, Metodologia de Pesquisa, Metodologia do Estudo, Comunicação Profissional, Comunicação Empresarial, Comunicação e Expressão. Tem experiência em disciplinas da Educação a Distância (EAD). É professora da rede pública estadual da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas-SEDUC/AM. Ocupa a função de membro da Comissão Permanente de Pesquisa e Estudos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas - DEGESC/SEDUC/AM. Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas (CEE/AM). Atua como professora de Pós-graduação da - UNINORTE/Laureate Universities International. É integrante do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora -GEIM. A pesquisa de Doutorado teve como foco a prática da leitura no ensino superior.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

SANTOS, M. T. dos. (2019). O PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA EM GRUPO. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44984

Edição

Seção

Artigos