Hierarquização de um Sistema de Indicadores para avaliação das Cidades Amigas dos Idosos

Autores

  • Francisco Alves Pinheiro Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e Administração Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco, SEAD/UNIVASF.
  • Miguel Tato Diogo Departamento de Engenharia de Minas. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.
  • Constança Paúl Psicologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ICBAS, desde 2006. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Universidade do Porto, Portugal. Diretora do Programa do Programa de Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, UP e UA 2009/ presente. Diretora da UnIFai (Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos).
  • Joaquim Eduardo de Souza Góis Estatística da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia de Minas.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p31-54

Palavras-chave:

idades Amigas dos Idosos, Envelhecimento Ativo, Políticas Públicas, Medidas de Desempenho, Decisão Multicritério.

Resumo

Este estudo teve como objetivo validar e priorizar um sistema de indicadores para avaliar o desempenho de Cidades Amigas do Idoso. Os procedimentos metodológicos consistiram na aplicação do modelo de validação de conteúdo de indicadores do sistema desenvolvido por Fehring em 1987 e utilizou o método multicritério Analytical Hierarchy Process para priorização. Nestas análises, houve um nível satisfatório de consistência e correspondência entre a posição dos especialistas na priorização de questões de envelhecimento ativo em ambientes urbanos.

Palavras-chave: Cidades Amigas dos Idosos; Envelhecimento Ativo; Políticas Públicas; Medidas de Desempenho; Decisão Multicritério.

Biografia do Autor

Francisco Alves Pinheiro, Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e Administração Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco, SEAD/UNIVASF.

Doutor em Segurança e Saúde Ocupacionais, Universidade do Porto, Portugal. Professor no Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e tem contribuído no Ensino à Distância como professor nos cursos ligados à Administração Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco, SEAD/UNIVASF. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho, envelhecimento e trabalho.

http://orcid.org/0000-0001-8651-5205

 

Miguel Tato Diogo, Departamento de Engenharia de Minas. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

Professor Auxiliar (Gestão do Risco Ocupacional) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Docente,.Departamento de Engenharia de Minas. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

Constança Paúl, Psicologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ICBAS, desde 2006. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Universidade do Porto, Portugal. Diretora do Programa do Programa de Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, UP e UA 2009/ presente. Diretora da UnIFai (Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos).

Professora Catedrática de Psicologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ICBAS, desde 2006. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Ciências Biomédicas, Especialidade Psicologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Diretora do Programa do Programa de Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, UP e UA 2009/ presente. Diretora da UnIFai (Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos).

 

Joaquim Eduardo de Souza Góis, Estatística da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia de Minas.

Professor Auxiliar de Estatística da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutor em Estatística, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a tese “Contribuição dos Modelos Estocásticos para o Estudo da Climatologia Urbana”. Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia de Minas.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Pinheiro, F. A., Diogo, M. T., Paúl, C., & Góis, J. E. de S. (2018). Hierarquização de um Sistema de Indicadores para avaliação das Cidades Amigas dos Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 31–54. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p31-54

Edição

Seção

Artigos