Age-Friendly Cities Performance Assessment Indicators System hierarchization

Auteurs-es

  • Francisco Alves Pinheiro Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e Administração Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco, SEAD/UNIVASF.
  • Miguel Tato Diogo Departamento de Engenharia de Minas. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.
  • Constança Paúl Psicologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ICBAS, desde 2006. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Universidade do Porto, Portugal. Diretora do Programa do Programa de Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, UP e UA 2009/ presente. Diretora da UnIFai (Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos).
  • Joaquim Eduardo de Souza Góis Estatística da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia de Minas.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p31-54

Mots-clés :

Age-friendly cities, Active Ageing, Public Policy, Performance Measurement System, Multi-criteria decision.

Résumé

This study aimed to validate and prioritize a system of indicators to assess the performance of age-friendly cities. The methodological procedures consisted of the application of the system indicators content validation model developed by Fehring in 1987 and used the multicriteria method Analytical Hierarchy Process for priorization. These analyzes, there was a satisfactory level of consistency and correspondence between the position of the experts on the prioritization of active ageing issues in urban environments.

 

 

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Alves Pinheiro, Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e Administração Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco, SEAD/UNIVASF.

Doutor em Segurança e Saúde Ocupacionais, Universidade do Porto, Portugal. Professor no Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e tem contribuído no Ensino à Distância como professor nos cursos ligados à Administração Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco, SEAD/UNIVASF. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho, envelhecimento e trabalho.

http://orcid.org/0000-0001-8651-5205

 

Miguel Tato Diogo, Departamento de Engenharia de Minas. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

Professor Auxiliar (Gestão do Risco Ocupacional) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Docente,.Departamento de Engenharia de Minas. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

Constança Paúl, Psicologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ICBAS, desde 2006. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Universidade do Porto, Portugal. Diretora do Programa do Programa de Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, UP e UA 2009/ presente. Diretora da UnIFai (Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos).

Professora Catedrática de Psicologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ICBAS, desde 2006. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Ciências Biomédicas, Especialidade Psicologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Diretora do Programa do Programa de Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, UP e UA 2009/ presente. Diretora da UnIFai (Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos).

 

Joaquim Eduardo de Souza Góis, Estatística da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia de Minas.

Professor Auxiliar de Estatística da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutor em Estatística, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a tese “Contribuição dos Modelos Estocásticos para o Estudo da Climatologia Urbana”. Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia de Minas.

 

Téléchargements

Publié-e

2018-12-30

Comment citer

Pinheiro, F. A., Diogo, M. T., Paúl, C., & Góis, J. E. de S. (2018). Age-Friendly Cities Performance Assessment Indicators System hierarchization. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 31–54. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p31-54

Numéro

Rubrique

Artigos