Belém do Pará: cidade e água

Autores

  • Juliano Pamplona Ximenes Ponte Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA).

Palavras-chave:

urbanização, recursos hídricos, planejamento ambiental

Resumo

O artigo aborda o caso da cidade de Belém, Pará, local onde a rede hidrográfica representou, historicamente, relação estreita entre desenvolvimento urbano e aproveitamento da rede hídrica regional. A partir de casos históricos da cidade, e de fenômenos contemporâneos de urbanização nas proximidades da água (rios, baía, estuário), nota-se a dimensão da água na cidade enquanto paisagem, veículo, substância e recurso; em paralelo, os waterfronts, os portos modernizados, a engenharia ambiental e a gestão de águas apresentam fatores de aprofundamento de vetos no acesso à água e ao ambiente urbano em geral, apesar das diretrizes da política ambiental atual.

 

Biografia do Autor

Juliano Pamplona Ximenes Ponte, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA).

Arquiteto e urbanista (UFPA), doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ), professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Ximenes Ponte, J. P. (2015). Belém do Pará: cidade e água. Cadernos Metrópole, 17(33), 41–60. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/20335

Edição

Seção

Artigos