Sobre a Revista

Breve Histórico

Informações básicas

Com apoio do CNPq e da FAPERJ, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) – Observatório das Metrópoles editam o periódico Cadernos Metrópole desde o final da década de 1990, em parceria com a Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

O periódico Cadernos Metrópole, de periodicidade quadrimestral, tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Demografia e Ciências Sociais.

O periódico publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.

O título abreviado do periódico é Cad. Metrop., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Política de Acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Conformidade com a Ciência Aberta

Este periódico segue o modelo Gold Open Access.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta

O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com tais diretrizes, o periódico Cadernos Metrópole adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados e a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, conforme CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

O periódico Cadernos Metrópole não faz uso da publicação de textos científicos preprints. Os textos, uma vez aprovados pelos pareceristas e editores científicos, são disponibilizados nas plataformas do periódico e seus indexadores.

A avaliação por pares segue o sistema duplo-cega. Os autores recebem as avaliações anônimas e procedem às revisões solicitadas pelos pareceristas. Os editores e os organizadores da edição autorizam as publicações desde que seus conteúdos ofereçam base para o avanço do debate sobre os temas que atendam aos objetivos do periódico.

Autores são encorajados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.

Ética na Publicação

Cadernos Metrópole adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Plataforma SciELO

O periódico possui rigoroso código de ética em sua produção científica, com total comprometimento dos profissionais envolvidos no processo editorial.

O periódico utiliza programas de detecção de plágio (Plagium, Copyspider) para identificar e impedir a publicação de artigos em que possa ter ocorrido má conduta de pesquisa. Se a irregularidade for verificada após a publicação, o artigo será “retirado por questão de ética na publicação” e não serão aceitas outras submissões de seu autor.

Foco e Escopo

O periódico Cadernos Metrópole, de periodicidade quadrimestral, tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente, às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Demografia e Ciências Sociais.

O periódico publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana. A revista não publica texto de graduandos.

Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais.

Fontes de Indexação

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
  • Library of Congress
  • SciELO
  • Redalyc
  • Latindex

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Cadernos Metrópole

  • Título abreviado: Cad. Metrop.

  • Publicação de: EDUC – Editora da PUC-SP

  • Periodicidade: Quadrimestral

  • Modalidade de publicação: Publicación Continua

  • Ano de criação do periódico: 1999

Websites e Mídias Sociais

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

O periódico Cadernos Metrópole não faz uso da publicação de textos científicos preprints. Os textos, uma vez aprovados pelos pareceristas e editores científicos são disponibilizados nas plataformas do periódico e seus indexadores

Processo de avaliação por pares

Os artigos serão submetidos à apreciação dos membros do Conselho Editorial e de consultores ad hoc para emissão de pareceres.

Os artigos receberão duas avaliações e, se necessário, uma terceira. Será respeitado o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

Havendo necessidade de interação entre autores e pareceristas, o periódico servirá de ponte para esse diálogo.

A avaliação dos manuscritos seguem as opções:

  1. aceitar sem restrições

  2. aceitar com correções

  3. submeter novamente para avaliação

  4. rejeitar

O tempo médio de avaliação é de 6 a 12 meses a partir da data de submissão até sua aprovação/rejeição.

Os pareceristas se reservam o direito de emitirem comentários/conselhos, visando o aprimoramento do manuscrito, respeitando o estilo e opinião dos autores.

Os manuscritos que receberem a avaliação (c) terão a submissão rejeitada. Para uma nova avaliação e possível publicação, será necessário começar um novo processo, com a submissão do manuscrito revisado.

Os pareceristas que detectarem algum conflito de interesse na análise do manuscrito devem informar aos editores, para que sejam realocados para outro trabalho.

Caberá aos organizadores da edição e aos Editores Científicos a seleção final dos textos recomendados para publicação pelos pareceristas, levando-se em conta sua consistência acadêmico-científica, clareza de ideias, relevância, originalidade e oportunidade do tema.

Dados abertos

Esta decisão trata “do compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos”.

Cobrança de Taxas

O periódico não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica nacional e internacional.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Cadernos Metrópole adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Plataforma SciELO, de acordo com o Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica.

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Os avaliadores devem declarar qualquer possível conflito de interesses e informar o corpo editorial sobre similaridade de material publicado ao do avaliado.

Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

O periódico utiliza programas de detecção de plágio (Plagium, Copyspider) para identificar e impedir a publicação de artigos em que possa ter ocorrido má conduta de pesquisa. Se a irregularidade for verificada após a publicação, o artigo será “retirado por questão de ética na publicação” e não serão aceitas outras submissões de seu autor.

Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

O periódico orienta o uso responsável da inteligência artificial (IA) em nossa publicação, sendo de inteira responsabilidade dos autores o conteúdo de seus artigos. Ao mesmo tempo que os autores empregam IA na elaboração de seus artigos, devem garantir que seu trabalho é original.

A extensão do uso de IA pelos autores deve ser mencionado, demonstrando transparência sobre seu uso na elaboração do texto.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial do periódico Cadernos Metrópole, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Cadernos Metrópoles observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

Direitos Autorais

Os autores mantem o direito autoral sob o artigo publicado e o periódico o direito de primeira publicação. Os trabalhos, são licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do site:

O periódico não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.

Responsabilidade do autor:

É imprescindível o envio do

https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/libraryFiles/downloadPublic/289

(datado e assinado pelo(s) autor(es). O documento deve ser transferido no passo 2 da submissão, após o envio do Texto Artigo, clicando em Enviar Arquivo e selecionando o componente Outros.

O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser enviado juntamente com o artigo.

O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela revista [nome da revista], exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.

Autores de artigos publicados pela Cadernos Metrópoles mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

A Cadernos Metrópoles encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

Patrocinadores e Agências de Fomento

Capes

CNPq

Faperj

INCT

Ipea

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de documentos aceitos

Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente, às áreas de Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional e Demografia.

Os artigos recebidos para publicação deverão ser inéditos e serão submetidos à apreciação dos membros do Conselho Editorial e de consultores ad hoc para emissão de pareceres. Os artigos receberão duas avaliações e, se necessário, uma terceira. Será respeitado o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

Caberá aos Editores Científicos e aos organizadores da edição a seleção final dos textos recomendados para publicação pelos pareceristas, levando-se em conta sua consistência acadêmico-científica, clareza de ideias, relevância, originalidade e oportunidade do tema.

O periódico está licenciado com uma licença CC-BY (Creative Commons) . Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

O periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O periódico não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.

Cadernos Metrópole é composta de um núcleo temático, com chamada de trabalho específica, e um de temas livres relacionados às áreas citadas. Os textos temáticos deverão ser encaminhados dentro do prazo estabelecido e deverão atender aos requisitos exigidos na chamada. Os textos livres terão fluxo contínuo de recebimento.

Os editores convidam para cada edição temática profissionais da área para organizarem o número. Os organizadores devem preparar o texto para a chamada de trabalho com, no máximo, 300 palavras.

O periódico publica textos em português, espanhol, inglês. Os textos serão publicados no idioma original e em inglês. A qualidade e os custos da tradução serão de inteira responsabilidade dos autores. A tradução é obrigatória apenas para os textos que forem selecionados para publicação.

A partir de 2021, v. 23, n. 50, a revista Cadernos Metrópole publica seus artigos no idioma original e em inglês. Os custos da tradução são de inteira responsabilidade dos autores.

Os autores devem cumprir um intervalo de 2 (duas) edições para nova publicação.

Contribuição dos Autores

A contribuição de cada autor/a deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT, de acordo com as funções específicas: conceitualização; curadoria dos dados; análise formal; aquisição de financiamento; investigação; metodologia; administração do projeto; recursos; software; supervisão; validação; visualização; redação do rascunho original; redação – revisão e edição.

Forma e preparação do Manuscrito

Cadernos Metrópole é composta de um núcleo temático, com chamada de trabalho específica, e um de temas livres relacionados às áreas citadas. Os textos temáticos deverão ser encaminhados dentro do prazo estabelecido e deverão atender aos requisitos exigidos na chamada, os textos livres terão fluxo contínuo de recebimento.

Os artigos podem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

Os autores serão comunicados por email da decisão final, sendo que a revista não se compromete a devolver os originais não publicados.

Os trabalhos devem ser apresentados, nessa ordem:

  • título, de 12 palavras no máximo, em português, ou na língua em que o artigo foi escrito, e em inglês;

  • resumo/abstract de, no máximo, 120 (cento e vinte) palavras em português ou na língua em que o artigo foi escrito e outro em inglês, com indicação de 3 a 5 palavras-chave em português, ou na língua em que o artigo foi escrito, e em inglês;

  • texto, digitado em Word, espaço 1,5, fonte Arial tamanho 11, tendo 20 a 25 páginas, incluindo tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas; as imagens devem ser em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi e largura máxima de 13 cm;

  • títulos de seção, de, no máximo, 6 palavras;

  • referências bibliográficas, conforme instruções solicitadas pelo periódico.

Importante:

  •  A autoria NÃO DEVE constar no documento. As informações a seguir devem ser preenchidas no passo 3 da submissão (Inserir Metadados): Orcid, nome do autor, formação básica, instituição de formação, titulação acadêmica, atividade que exerce, instituição em que trabalha, unidade e departamento, cidade, estado, país, e-mail, telefone e endereço para correspondência.

Citações e Referências

As referências bibliográficas, que seguem as normas da ABNT adaptadas pela Educ, deverão ser colocadas no final do artigo, seguindo rigorosamente as seguintes instruções:

Livros

AUTOR ou ORGANIZADOR (org.) (ano de publicação). Título do livro. Cidade de edição, Editora.
Exemplo:
CASTELLS, M. (1983). A questão urbana. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Capítulos de livros

AUTOR DO CAPÍTULO (ano de publicação). "Título do capítulo". In: AUTOR DO LIVRO ou ORGANIZADOR (org.). Título do livro. Cidade de edição, Editora.

Exemplo:
BRANDÃO, M. D. de A. (1981). "O último dia da criação: mercado, propriedade e uso do solo em Salvador". In: VALLADARES, L. do P. (org.). Habitação em questão. Rio de Janeiro, Zahar.

Artigos de periódicos

AUTOR DO ARTIGO (ano de publicação). Título do artigo. Título do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, páginas inicial e final do artigo.

Exemplo:
TOURAINE, A. (2006). Na fronteira dos movimentos sociais. Sociedade e Estado. Dossiê Movimentos sociais. Brasília, v. 21, n.1, pp. 17-28.

Trabalhos apresentados em eventos científicos

AUTOR DO TRABALHO (ano de publicação). Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número, ano, local de realização. Título da publicação. Cidade, Editora, páginas inicial e final.

Exemplo:
SALGADO, M. A. (1996). Políticas sociais na perspectiva da sociedade civil: mecanismos de controle social, monitoramento e execução, parceiras e financiamento. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: UMA AGENDA PARA O FINAL DO SÉCULO. Anais. Brasília, MPAS/SAS, pp. 193-207.

Teses, dissertações e monografias

AUTOR (ano de publicação). Título. Tese de doutorado ou Dissertação de mestrado. Cidade, Instituição.

Exemplo:
FUJIMOTO, N. (1994). A produção monopolista do espaço urbano e a desconcentração do terciário de gestão na cidade de São Paulo. O caso da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. Dissertação de mestrado. São Paulo, FFLCH.

Textos retirados de Internet

AUTOR (ano de publicação). Título do texto. Disponível em. Data de acesso.

Exemplo:
FERREIRA, J. S. W. (2005). A cidade para poucos: breve história da propriedade urbana no Brasil. Disponível em: http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/index.html. Acesso em 8 set. 2005.

Envio de manuscritos

Os trabalhos submetidos à Cadernos Metrópole devem ser enviados pelo link submissions, da seguinte maneira: (1) se o/s autor/es não possuir/em cadastro ainda, favor clicar aqui; (2) no cadastro, preencher principalmente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo), e no campo "Resumo da Biografia" definir sua titulação mais alta, lugar de trabalho e função de cada um; (3) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema clicando aqui.

É imprescindível o envio do Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es). O documento deve ser transferido no passo 2 da submissão, após o envio do Texto Artigo, clicando em Enviar Arquivo e selecionando o componente Outros.

Em caso de dúvida consulte o vídeo tutorial no link: https://youtu.be/Qt0dDyGn0YQ

Avaliação dos Artigos

Os artigos recebidos para publicação deverão ser inéditos e serão submetidos à apreciação dos membros do Conselho Editorial e de consultores ad hoc para emissão de pareceres. Os artigos receberão duas avaliações e, se necessário, uma terceira. Será respeitado o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

Os avaliadores devem declarar qualquer possível conflito de interesses e informar o corpo editorial sobre similaridade de material publicado ao do avaliado.

Caberá aos organizadores da edição e aos Editores Científicos a seleção final dos textos recomendados para publicação pelos pareceristas, levando-se em conta sua consistência acadêmico-científica, clareza de ideias, relevância, originalidade e oportunidade do tema.

Os textos aprovados pelos pareceristas, mas não selecionados pelos organizadores para publicação na edição para a qual foram submetidos, ficarão à disposição dos editores para publicação nas edições seguintes na seção Textos Complementares.

COMUNICAÇÃO COM OS AUTORES

Os autores serão comunicados por email da decisão final, sendo que a revista não se compromete a devolver os originais não publicados.

Declaração de Financiamento

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.