Artistas de rua: trabalhadores ou pedintes?

Autores

  • Bruno Buscariolli Fundação Getulio Vargas
  • Adele de Toledo Carneiro EAESP FGV
  • Eliane Santos EAESP FGV

Palavras-chave:

artistas de rua, performance artística urbana, etnografia urbana

Resumo

O presente trabalho apresenta as principais características da interação entre artistas de rua e o público em diferentes horários, localizações e tipos de arte, utilizando-se do método da observação. Com os resultados, foi possível verificar relações entre os códigos observados, como o perfil social dos espectadores e o tipo de arte que apreciam e a contribuição financeira. Outros aspectos que influenciam na interação com o artista são a faixa etária do público e a localização geográfica da atuação. A pesquisa evidenciou que a performance dos artistas de rua é um fenômeno democrático, porém de modo geral esses profissionais são ainda vistos pela população como pedintes, e não como pessoas de carreira artística em construção.

Biografia do Autor

Bruno Buscariolli, Fundação Getulio Vargas

Graduado e Mestre em Administração na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Cursa o doutorado em Administração na Fundação Getúlio Vargas.

Adele de Toledo Carneiro, EAESP FGV

 

Doutoranda pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Departamento de Administração de Empresas. Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-902.

 

Eliane Santos, EAESP FGV

Doutoranda pela FGV EAESP

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

Buscariolli, B., Carneiro, A. de T., & Santos, E. (2016). Artistas de rua: trabalhadores ou pedintes?. Cadernos Metrópole, 18(37), 879–898. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2016-3713