A mobilidade e a expansão territorial na cidade de São Luís, MA: um novo paradigma social na ocupação do espaço urbano

Autores

  • Marcio Rodrigo da Silva Pereira Universidade de São Paulo - USP
  • José O. Alcântara Jr. Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Palavras-chave:

mobilidade, expansão, paradigma, social, urbano

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre transformações no campo social e urbano que influenciaram uma mudança de paradigma na ocupação da cidade de São Luís, MA. Relacionam-se fatores históricos ocorridos no espaço urbano com teorias das ciências sociais, considerando que a mobilidade interfere no crescimento da cidade e nas suas relações entre os indivíduos. Procura-se estabelecer um elo entre as infraestruturas viárias urbanas, oriundas de ações do poder público e transformações do comportamento da sociedade contemporânea, considerando a construção social motility, utilizada por Weert, Kauffmann e Kesselring(2008). Por fim, a pesquisa busca contribuir para a compreensão das transformações urbanísticas e sociais, a partir da segunda metade do século XX, na cidade de São Luís.

Biografia do Autor

Marcio Rodrigo da Silva Pereira, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em planejamento urbano e regional pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Pereira, M. R. da S., & Alcântara Jr., J. O. (2017). A mobilidade e a expansão territorial na cidade de São Luís, MA: um novo paradigma social na ocupação do espaço urbano. Cadernos Metrópole, 19(40), 977–998. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-4012