Criatividade e governança na cidade. A conjugação de dois conceitos poliédricos e complementares

Autores

  • João Seixas
  • Pedro Costa

Palavras-chave:

criatividade, governança urbana, vitalidade urbana

Resumo

Este texto foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação que procura observar e interpretar formas e fluxos de governança (sociopolítica e cultural) associadas a dinâmicas criativas nas cidades. Resulta de um trabalho de reflexão teórica e crítica em torno de conceitos de base (criatividade, vitalidade e governança na cidade) e da projeção empírica de tais perspectivas em 3 territórios metropolitanos: Lisboa, São Paulo e Barcelona. Identificam-se as diferentes perspectivas em torno dos conceitos e respectivas dinâmicas de complementaridade e de conectividade entre eles; mas também as condições estruturantes e metabólicas para o desenvolvimento sustentado de criatividade na cidade de hoje, quer no que concerne às suas configurações espaciais/geográficas, mas também aos ambientes socioculturais e económicos associados. Equacionam-se ainda formas de promoção e de apoio público e privado da criatividade urbana, discutindo-se estratégias políticas e processos de governança para a sua potenciação.

Biografia do Autor

João Seixas

PhD. em Geografia Humana, Investigador Auxiliar ICS-UL, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Pedro Costa

PhD. em Planeamento Regional e Urbano, Professor Auxiliar ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Dep. Economia Política) / DINÂMIA-CET. Lisboa, Portugal.

Downloads

Como Citar

Seixas, J., & Costa, P. (2011). Criatividade e governança na cidade. A conjugação de dois conceitos poliédricos e complementares. Cadernos Metrópole, 13(25). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5982