Discutindo gestão sustentável da água em áreas metropolitanas no Brasil: reflexões a partir da metodologia européia Water 21

Autores

  • Ana Lúcia Britto
  • Bernard Barraqué

Palavras-chave:

regiões metropolitanas, saneamento ambiental, recursos hídricos, meio ambiente urbano, gestão integrada da água, sustentabilidade ambiental urbana.

Resumo

Este trabalho se situa na interface entre a gestão de recursos hídricos e a gestão de serviços de saneamento ambiental. Em regiões densamente urbanizadas, esses dois sistemas de gestão são estreitamente inter-relacionados: o principal uso de recursos hídricos é o abastecimento urbano e, ao mesmo tempo, constitui o seu principal problema (lançamento de efluentes sem tratamento nos corpos hídricos). A questão da sustentabilidade da gestão das águas em áreasurbanas implica conciliar duas perspectivas: universalizar o acesso à água em quantidade e qualidade para os diferentes usos; e conservar a qualidade dos rios urbanos. Para discutir essa questão, partimos dos estudos feitos pelo grupo de pesquisa Eurowater/Water21, que definem sustentabilidade a partir de três dimensões: ambiental, econômica e ética.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Britto

Geógrafa, doutora em urbanismo, professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil).

Bernard Barraqué

Engenheiro, doutor em socioeconomia urbana, diretor de pesquisa junto ao Centre International de Recherches sur l'Environnement et le Développement – CIRED, da École Nationale du Génie Rural, des Eaux et des Forêts – ENGREF (Paris, França).

Downloads

Como Citar

Britto, A. L., & Barraqué, B. (2012). Discutindo gestão sustentável da água em áreas metropolitanas no Brasil: reflexões a partir da metodologia européia Water 21. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8713

Edição

Seção

Artigos