Capital social, revitalização de bairros e o papel das associações habitacionais: o caso dos Países Baixos

Autores

  • Hugo Priemus
  • Reinout Kleinhans

Palavras-chave:

capital social, revitalização de bairros, renovação urbana, associações habitacionais, Países Baixos.

Resumo

O presente artigo trata de uma questão central: a sinergia entre o capital social e a revitalização de bairros urbanos. Três perguntas de pesquisa serão mencionadas: 1) Como o sucesso ou o fracasso social dos bairros urbanos pode ser entendido com base em teorias sobre capital social? 2) Como o fortalecimento do capital social poderia beneficiar a revitalização de bairros? 3) Que papel as associações habitacionais sem fins lucrativos poderiam desempenhar nesse desafio?À luz da administração e da revitalização de bairros urbanos, o capital social pode ser considerado uma noção crucial. Examinamos os desenvolvimentos recentes relacionados à revitalização de bairros urbanos holandeses, particularmente a transição, ocorrida há pouco tempo nos Países Baixos, das renovações urbanas ‘tradicionais’ para as ‘novas’ renovações urbanas. O papel das associações habitacionais (housing associations) nos Países Baixos é analisado, incluindo-se a relação entre as associações habitacionais e as novas renovações urbanas. Formulamos conclusões e recomendações que vão além do contexto e da prática holandeses.

Biografia do Autor

Hugo Priemus

Professor da Faculdade de Tecnologia, Políticas e Administração, da Delft University of Technology, The Netherlands.

Reinout Kleinhans

Pesquisador Senior do Instituto de Pesquisas OTB - Estudos Urbanos, de Mobilidade e Habitação, da Delft University of Technology. The Netherlands.

Downloads

Como Citar

Priemus, H., & Kleinhans, R. (2012). Capital social, revitalização de bairros e o papel das associações habitacionais: o caso dos Países Baixos. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8728

Edição

Seção

Artigos