Dinâmica imobiliária e turismo: novas relações, novos riscos

Autores

  • Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva
  • Angela Lúcia de Araújo Ferreira

Palavras-chave:

mercado imobiliário, turismo-residencial, economia regional, Natal, Nordeste

Resumo

A atual dinâmica do mercado imobiliário nas principais cidades litorâneas nordestinas mantém forte relação com as atividades do setor turístico, principalmente com a atração de investimentos estrangeiros no setor residencial. Esse fenômeno recente vem alterando as lógicas e estratégias locais do mercado, além das novas relações espaciais. Nesse sentido, o presente trabalho intenta caracterizar essa nova dinâmica e compreender o papel que a produção imobiliária desempenha, seja em novas configurações regionais, seja no incremento econômico que o “turismo residencial” representa para a Região Metropolitana de Natal.

Biografia do Autor

Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, Brasil). Integra o Núcleo RMNatal de pesquisa do Observatório das Metrópoles.

Angela Lúcia de Araújo Ferreira

Doutora em geografia, professora do Departamento de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, Brasil). Pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Instituto do Milênio – CNPq, integrando o Núcleo RMNatal.

Downloads

Como Citar

Silva, A. F. C. da, & Ferreira, A. L. de A. (2012). Dinâmica imobiliária e turismo: novas relações, novos riscos. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8732

Edição

Seção

Artigos