A questão metropolitana

Autores

  • Fabiana Dias

Palavras-chave:

questão metropolitana, bacia hidrográfica, planejamento metropolitano, sustentabilidade e gestão metropolitana.

Resumo

O tema central deste trabalho é a discussão da questão metropolitana com base na análise de duas unidades territoriais de planejamento e gestão urbana e ambiental: a região metropolitana e a bacia hidrográfica. A inclusão da unidade ambiental de bacia hidrográfica na gestão e planejamento metropolitanos traz uma nova possibilidade de pensar a questão metropolitana, pois incorpora a dimensão ambiental na gestão do território metropolitano e reconhece a interligação das dinâmicas territoriais/ambientais e sociais, tratando conjuntamente temas como: habitação, meio ambiente, saneamento, sistema viário e uso do solo, e facilitando a otimização dos recursos em seu planejamento, execução e gestão.Assim, acreditamos que a articulação entre o viés urbano e ambiental aponta um caminho pertinente na busca de alternativas para os problemas socioambientais e urbanos.

Biografia do Autor

Fabiana Dias

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Dias, F. (2012). A questão metropolitana. Cadernos Metrópole, (14). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8783