Novas formas de exclusão social? Reflexões sobre o digital divide

Autores

  • Rainer Randolph
  • Mário Hélio Trindade de Lima

Resumo

Em investigações recentes, a temática do acesso diferenciado de diversos segmen tos e/ou classes sociais às (não apenas novas) tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem sendo estudada com referência a diferentes escalas, desde a internacional entre diferentes países como as nacional, regional, municipal e local, em relação a três elementos principais: levanta-se e compara-se o acesso à telefonia; ao uso do computador e à Internet por parte de determinados grupos da população, diferenciados por renda, educação, etnia, sexo e outros critérios. Constata-se uma distribuição desigual deste acesso, tanto entre diferentes sociedades como também no interior de cada uma; e começou-se a chamar esta expressão particular da desigualdade (inter e intra) social de "Cisão Digital" - ou "digital divide”. Nosso ensaio tem como objetivo central abrir uma discussão a respeito destes fenômenos; procuramos, em particular, fornecer primeiros elementos para um aprofundamento da reflexão através da busca de um referencial teórico-conceitual para este debate, que se mostra bastante preso a meras constatações empíricas, abordagens classificatórias pouco sofisticadas que se satisfazem com a elaboração de tipologias a partir de levantamentos estatísticos.

Nosso caminho será "radicalizar" a própria problematização. Quer dizer, não tratar os fenômenos acima referidos como expressões (ou características) de "desigualdades", mas de "exclusões" – com isto aproximaremos nosso estudo a um rico campo de análise que está merecendo atenção por uma série de autores renomados ultimamente. As reflexões acerca da exclusão social serão, portanto, por nós apropriadas para compreendermos melhor (em termos extensivos e intensivos) o significado daquilo que começou a ser chamado de digital divide. E, finalmente, esta compreensão pode nos capacitar para retribuir à discussão sobre a exclusão a identifi cação de formas e dinâmicas novas que desafiam a "validade" e "verdade" das perspectivas mais difundidas.

Biografia do Autor

Rainer Randolph

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ.

Mário Hélio Trindade de Lima

Dep./UFES.

Downloads

Como Citar

Randolph, R., & Lima, M. H. T. de. (2012). Novas formas de exclusão social? Reflexões sobre o digital divide. Cadernos Metrópole, (04), 93–117. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9303

Edição

Seção

Artigos