ENGAJAMENTO, BEM-ESTAR NO TRABALHO E CAPITAL PSICOLÓGICO: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Marcileide Muniz Cavalcante Universidade Metodista de São Paulo
  • Mirlene Maria Matias Siqueira
  • Márcio Shoiti Kuniyoshi PUC-SP e Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Engajamento no trabalho, bem estar no trabalho, capital psicológico, profissionais, gestão de pessoas

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre engajamento, bem-estar no trabalho e capital psicológico em profissionais da área de gestão de pessoas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico criado no ambiente Surveymonkey, com 159 profissionais que atuam na área de gestão de pessoas em organizações diversas. A análise dos dados foi realizada por meio do SPSS 19.0, calculando-se estatísticas descritivas e índices de correlação. Os resultados revelaram a existência de correlações positivas e significativas entre engajamento no trabalho, capital psicológico e as dimensões de bem-estar no trabalho (satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo). Dessa forma, pode-se inferir que o indivíduo que apresenta vigor e absorção tem também níveis acentuados de otimismo, resiliência, esperança e eficácia e as dimensões de bem estar: satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo.

Biografia do Autor

Marcileide Muniz Cavalcante, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Mirlene Maria Matias Siqueira

Graduação (1974), Mestrado (1978) e Doutorado (1995) em Psicologia pela Universidade de Brasilia. Pós-doutorado (2010) como docente visitante na Universidade de Coimbra no Mestrado em Psicologia Organizacional do Trabalho (WOP-P) do Programa Erasmus Mundus.

Márcio Shoiti Kuniyoshi, PUC-SP e Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2008), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Parecerista de periódicos listados no Webqualis Administração. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Vice-coordenador de curso de graduação (Campus Ipiranga) e professor do curso de Administração de Empresas - área Administração Geral - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de gestão, inovação e competitividade, gestão do conhecimento, planejamento estratégico e estratégias competitivas e empreendedorismo (independente e corporativo). Pesquisador associado do NPGT - Núcleo de Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica e subcoordena o GPEADE - Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo listado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, cujas linhas de pesquisa são: novos modelos de gestão, empreendedorismo independente e corporativo com ênfase em criação de empresas e negócios de base tecnológica.

Downloads

Publicado

2015-04-09