ENGAJAMENTO, BEM-ESTAR NO TRABALHO E CAPITAL PSICOLÓGICO: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Autores/as

  • Marcileide Muniz Cavalcante Universidade Metodista de São Paulo
  • Mirlene Maria Matias Siqueira
  • Márcio Shoiti Kuniyoshi PUC-SP e Universidade Metodista de São Paulo

Palabras clave:

Engajamento no trabalho, bem estar no trabalho, capital psicológico, profissionais, gestão de pessoas

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre engajamento, bem-estar no trabalho e capital psicológico em profissionais da área de gestão de pessoas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico criado no ambiente Surveymonkey, com 159 profissionais que atuam na área de gestão de pessoas em organizações diversas. A análise dos dados foi realizada por meio do SPSS 19.0, calculando-se estatísticas descritivas e índices de correlação. Os resultados revelaram a existência de correlações positivas e significativas entre engajamento no trabalho, capital psicológico e as dimensões de bem-estar no trabalho (satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo). Dessa forma, pode-se inferir que o indivíduo que apresenta vigor e absorção tem também níveis acentuados de otimismo, resiliência, esperança e eficácia e as dimensões de bem estar: satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo.

Biografía del autor/a

Marcileide Muniz Cavalcante, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Mirlene Maria Matias Siqueira

Graduação (1974), Mestrado (1978) e Doutorado (1995) em Psicologia pela Universidade de Brasilia. Pós-doutorado (2010) como docente visitante na Universidade de Coimbra no Mestrado em Psicologia Organizacional do Trabalho (WOP-P) do Programa Erasmus Mundus.

Márcio Shoiti Kuniyoshi, PUC-SP e Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2008), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Parecerista de periódicos listados no Webqualis Administração. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Vice-coordenador de curso de graduação (Campus Ipiranga) e professor do curso de Administração de Empresas - área Administração Geral - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de gestão, inovação e competitividade, gestão do conhecimento, planejamento estratégico e estratégias competitivas e empreendedorismo (independente e corporativo). Pesquisador associado do NPGT - Núcleo de Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica e subcoordena o GPEADE - Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo listado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, cujas linhas de pesquisa são: novos modelos de gestão, empreendedorismo independente e corporativo com ênfase em criação de empresas e negócios de base tecnológica.

Publicado

2015-04-09

Cómo citar

Cavalcante, M. M., Siqueira, M. M. M., & Kuniyoshi, M. S. (2015). ENGAJAMENTO, BEM-ESTAR NO TRABALHO E CAPITAL PSICOLÓGICO: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. Pensamento &Amp; Realidade, 29(4), 23. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/22391