Reflexões sobre a Fundamentação Teórica de Psicólogos nas Secretarias de Educação de Minas Gerais

Silvia Maria Cintra da Silva, Fabiana Marques Barbosa, Anabela Almeida Costa e Santos Peretta, Lilian Rodrigues de Sousa, Jaqueline Olina de Oliveira, Cláudia Silva de Souza, Paula Cristina Medeiros Rezende

Resumo


Em pesquisa feita com psicólogos que atuam na rede pública de educação de MinasGerais, analisamos, à luz da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, os elementos queconstituem a fundamentação teórica dos participantes. De 98 municípios pesquisados,42 contavam com psicólogos nas Secretarias de Educação. Desses, 32 responderam a umquestionário e, após análise das respostas, elegemos 14 para participarem da entrevista,que abordou: história do serviço; estrutura e condições de trabalho; atuação profissionale fundamentação teórica. Neste artigo, analisaremos as entrevistas de dois participantes.Os profissionais indicaram dedicação à Psicologia Escolar, mesmo diante dos impassesdo serviço. Destacamos a urgência de propostas de formação continuada e de assessoriaa secretarias de educação e aos psicólogos que atuam neste âmbito.

Palavras-chave


Psicologia escolar; atuação do psicólogo; formação profissional

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