Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar

Autores

  • Maura Spada Zanella Programa de Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Regina Maluf Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

leitura e escrita, aquisição da linguagem escrita, alfabetização

Resumo

A pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho em leitura e escrita, nos primeiros anos de escolarização, e as possíveis discrepâncias entre essas habilidades nas várias etapas de aquisição. Participaram 42 crianças de 7,6 anos a 10,5 anos, que cursavam a 2ª ou 3ª séries do ensino fundamental. O método utilizado foi a aplicação de tarefas de leitura e escrita de frases e textos, submetendo-se os dados a análises estatísticas e qualitativas. Os resultados mostraram que o desempenho em leitura estava mais avançado em relação à escrita. Esses achados foram comparadoscom os das mesmas crianças em estudo anterior, quando cursavam a 1ª ou 2ª séries: neste a escrita das iniciantes tendeu a ser melhor do que a leitura, enquanto que a leitura mostrou-se mais avançada que a escrita na etapa posterior. Segundo a literatura, esse resultado pode ser explicado em função da ortografia, que dificulta mais a escrita do que a leitura. Conclui-se que ler e escrever envolvem habilidades complexas e distintas e a aquisição de uma não implica na aquisição da outra na mesma proporção, o que sugere que no ensino sejam utilizadas metodologias que garantam o desenvolvimento específico de cada uma dessas habilidades.

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Publicado

2016-12-02

Edição

Seção

Artigos