PSICANÁLISE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL

Rafaela de Oliveira Falcão, Maria Celina Peixoto Lima, Osterne Nonato Maia Filho

Resumo


Este trabalho é fruto de uma investigação sobre o modo como as discussões entre a Psicanálise e a Educação têm se efetivado nos espaços acadêmicos atuais no Brasil, buscando as implicações dessa aproximação para a Formação de Professores. A Revisão Sistemática de Literatura foi utilizada como método investigativo. Foram reunidas 41 produções científicas, envolvendo artigos, teses e dissertações, produzidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu de Psicologia e de Educação de universidades brasileiras. Seguiu-se com uma análise das tendências temáticas, teóricas e metodológicas, por meio de apreciação quantitativa e qualitativa. Foi constatado um número reduzido de trabalhos que discorrem sobre a interface entre a Psicanálise e a Formação de Professores, quando comparado à quantidade de trabalhos envolvendo Psicanálise e Educação, no sentido amplo. Os trabalhos considerados destacam a Psicanálise como uma importante ferramenta de compreensão da docência, promovendo uma interface reflexiva e dialética entre suas várias dimensões e os saberes psicanalíticos.

Palavras-chave


formação de professores,treinamento de professores, trabalho docente, psicanálise, educação

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DOI: https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180020

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