Diga-Me Que Curso Fazes e Eu Te Direi Quem És

Jussara Jéssica Pereira, Carolina Machado Saraiva, Ana Flávia Rezende

Resumo


Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.


Palavras-chave


Poder; Significado Representacional; Análise de Discurso Crítica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Flag Counter

Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

Apoio: