Ciências da religião nas universidades públicas brasileiras: modelos de implementação e desafios

Frederico Pieper

Resumo


Esse artigo explora a inserção das Ciências da Religião no âmbito das universidades públicas brasileiras. Para tanto, busca responder à pergunta pelo modo como se deu essa inserção e quais as consequências para o perfil dos cursos e os desafios enfrentados. Ao analisar os cursos, seus processos de fundação ocorreram por dois caminhos principais. Os primeiros cursos de licenciatura surgem a partir da forte demanda prática do Ensino Religioso, com ênfases pedagógicas e em universidades estaduais. O outro modelo é constituído pela iniciativa de professores de outras áreas do saber atuantes nas universidades federais e que lutam para implementação do curso. Este conjunto de fatores gera cursos com ênfase no caráter interdisciplinar das Ciências da Religião e o desafio de evidenciar a importância do estudo da religião no ambiente acadêmico.


Palavras-chave


Ciências da Religião; Pesquisa; Ensino religioso; Epistemologia

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DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i2a3

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