Territórios “sagrados” da pesca artesanal em João Pessoa: identidades e sacralização de espaços públicos na Festa de São Pedro Pescador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a13

Palavras-chave:

Comunidades tradicionais, Pescadores artesanais, Territórios pesqueiros, Religiosidade popular

Resumo

Nosso artigo tem como objetivo analisar as estratégias de sacralização dos espaços costeiros vinculadas às festas populares religiosas dos pescadores artesanais de João Pessoa (PB). Em nosso entendimento, tais festas criam novas territorialidades e formas diversificadas de uso para os espaços públicos. Assim, num primeiro momento, caracterizaremos as comunidades tradicionais pesqueiras e suas conexões com as festas populares, atentos para a discussão que envolve o conceito de religiosidade popular. Num segundo momento, nos deteremos à etnografia da Festa de São Pedro Pescador, que envolve duas comunidades pesqueiras. Ao final, pretendemos demonstrar que esses processos de sacralização dos espaços públicos e criação dos territórios pesqueiros constituem estratégias sociais de resistência e reprodução cultural dessas comunidades.

Biografia do Autor

Gustavo Cesar Ojeda Baez, UFPB

Doutor em Ciências Sociais (UFCG). Em estágio de pós-doutoramento no PPG em Ciências das
Religiões na UFPB

Dilaine Soares Sampaio, UFPB

Doutora em Ciência da Religião (UFJF). Professora Adjunta do Departamento de Ciências das Religiões e do PPG em Ciências das Religiões da UFPB. Coordenadora Adjunta da área de Ciências da Religião e Teologia na CAPES.

Downloads

Publicado

2020-01-23