SEMÂNTICA NA PERIFERIA: A PRÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM LIVRO DIDÁTICO ADOTADO EM IMPERATRIZ/MA

Autores

Palavras-chave:

Semântica, Língua Portuguesa, Práticas Educacionais.

Resumo

O presente artigo visa realizar o levantamento das práticas educacionais dos professores do Ensino Fundamental de Imperatriz/MA, especificamente a abordagem dos aspectos semânticos contidos no livro didático adotado, em sala de aula. A fundamentação teórica será norteada pelos apontamentos de Cabral (1984) sobre a educação maranhense; Marques (1996) e Bechara (2004) auxiliarão a respeito da questão semântica; e os estudos de Cruz (2012;2013) acerca do percurso educacional imperatrizense. A metodologia da pesquisa é qualitativa, pois investigou-se o espaço social dos professores mediante entrevistas, assim como reconhecer o potencial das informações por creditar a cientificidade dos depoimentos recolhidos no ato de transcrever as informações obtidas oralmente. Desse modo, como resultados obteve-se encontros e entrevistas com os professores das escolas selecionadas. Os entrevistados demonstraram conhecimento sobre Semântica e vontade de transmitir conteúdo de qualidade, tendo ciência de que o livro didático não é a única ferramenta que possibilite esse desejo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yasmine Louro, UEMASUL

Graduanda em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, UEMASUL. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica, pela UEMA/UEMASUL, 2016/2017, na área de Historiografia Linguística; em 2017/2018, desenvolveu PIBIC na área de Letramento de Língua Inglesa; e desenvolveu, no ciclo 2018/2019, PIBIC na área de Semântica, pela UEMASUL.

Sônia Maria Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL Brasil

Doutorado em Língua Portuguesa (PUC/SP); professora lotada no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), Curso de Letras. Área de Linguística, Letras, Língua Portuguesa, Historiografia Linguística, Linguagem, Memória, Gramaticografia maranhense e ensino.

Downloads

Publicado

2019-12-29