Diretrizes para Autores
IMPORTANTE:
- Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas.
- Todas as informações, opiniões, dados e posicionamentos expressos nos textos científicos publicados em Verbum – Cadernos de Pós-Graduação são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios e as possíveis consequências.
DIRETRIZES PARA ARTIGOS SUBMETIDOS PARA OS NÚMEROS REFERENTES A 2017
1 – Verbum – Cadernos de Pós-Graduação é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, cujo objetivo é o de divulgar pesquisas realizadas na área de Linguística e de Língua Portuguesa, bem como Semiótica, Literatura, Linguística Aplicada, Comunicação Social e Educação em diálogo com os estudos da linguagem. Os textos acadêmicos enviados são apreciados pelos editores, pelo Conselho Editorial e/ou pelo Conselho Consultivo, que selecionam, a partir de critérios estabelecidos, os textos para publicação.
2 – Os artigos deverão conter entre 10 e 20 páginas e as resenhas no máximo 4 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto Word for Windows, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas.
3 – Os pareceristas designados pelo editor gerente, aos quais serão submetidos os textos, poderão sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Assim, os textos acadêmicos enviados serão formatados e compatibilizados com o visual do formato dos artigos do periódico. Eventuais modificações de estrutura e conteúdo do original aceito para publicação deverão ser previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contempladas modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na página de VERBUM.
4 – Os textos apresentados deverão expor a seguinte estrutura:
4.1 – Elementos pré-textuais
a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo diferenciado tipograficamente, ou separado por dois pontos (:). Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 14, em maiúscula;
b) Nome do(s) autor(es): deve-se indicar o nome por extenso, depois do título e suas credenciais e afiliação institucional. Endereço eletrônico deverá ser indicado em nota de rodapé;
c) Resumo: deve conter de 100 a 150 palavras e ser redigido em língua portuguesa. Colocar, antecedendo o texto, a palavra RESUMO em caixa alta e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, máximo de 8 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, tamanho 11, para todo o resumo;
d) Palavras-chave: indicar entre 3 e 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, linha abaixo do resumo, separadas entre si por ponto. Colocar o termo Palavras-chave em negrito, primeira letra em maiúscula.
4.2 – Elementos textuais
O texto de artigo de publicação periódica, como qualquer outro trabalho acadêmico, divide-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A responsabilidade pelo número de seções do artigo, assim como sua extensão, é de cada autor.
a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 entre linhas;
b) Citações: no corpo do texto, serão de até 3 linhas, entre aspas duplas. Quando superiores a 3 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, em espaçamento simples e sem as aspas. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta – Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Não utilizar idem ou ibidem.
c) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas no rodapé da página e devem ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.
d) Títulos e subtítulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente a primeira palavra da seção. Exemplo: A construção dos sentidos.
e) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na sua parte inferior, numeradas sequencialmente.
4.3 – Elementos pós-textuais: colocados logo após o término do artigo.
a) Referências: seguir normas atuais da ABNT;
b) Título em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano);
c) Resumo em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano): seguir o mesmo padrão do RESUMO;
d) Palavras-chave em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano): seguir o mesmo padrão das PALAVRAS-CHAVE;
d) Data: incluir a data de submissão do artigo no sistema http://revistas.pucsp.br/index.php/verbum para publicação.