ESTRATÉGIAS DE REFERÊNCIA ENTRE SUJEITOS DE ORAÇÕES COORDENADAS ADVERSATIVAS: UM OLHAR PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO ESCRITO

Autores

  • Patrícia Azevedo Gonçalves Mestranda em Estudos da Linguagem PPG Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Coordenadas Adversativas. Referência. Sujeito. Disjunção. Correferência.

Resumo

Este artigo tem por objetivo central analisar as relações referenciais entre sujeitos de orações coordenadas adversativas, em contexto escrito, visando investigar, em específico, quais são as propriedades dos sujeitos omitidos e realizados nestas construções e quais são as estratégias preferenciais em casos de correferência entre os sujeitos. Para tanto, utilizou-se uma amostra de orações extraídas de um corpus de textos acadêmicos. A análise dos dados corroborou as hipóteses: (a) dada a relação semântica de contraste/oposição estabelecida pelas conjunções adversativas, os casos de disjunção entre os sujeitos foram predominantes; (b) nos casos de correferência entre os sujeitos, dentre os quatro padrões frasais encontrados, prevaleceram as ocorrências de sujeito nulo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Azevedo Gonçalves, Mestranda em Estudos da Linguagem PPG Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras pela UFRGS, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela PUCRS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras UFRGS, Área Estudos da Linguagem, Linha Gramática e Significação.

Downloads

Publicado

2019-12-29