Fatores de risco para depressão nos pacientes com câncer de mama

Pedro Pereira Silva Junior, Caio Wthen Gambacorta Geranutti, José Roberto Pretel Pereira Job

Resumo


O câncer de mama é o segundo tumor de maior prevalência no sexo feminino. Apenas o diagnóstico do câncer já é capaz de provocar abalos significativos, tanto físicos quanto psicológicos nos pacientes. Mais da metade dos pacientes com quadro depressivo não são diagnosticados, demonstrando a grande importância dos médicos em avaliar os fatores de risco para a depressão, não subestimar o diagnóstico e realizar o tratamento correto, pois o quadro depressivo tem grande influência negativa no prognóstico e qualidade de vida global dos pacientes. Os autores apontam neste artigo os fatores de risco mais relevantes presentes na literatura.


Palavras-chave


depressão; fatores de risco; neoplasias da mama

Texto completo:

PDF

Referências


Guerra MR, Gallo CVM, Mendonça GAS. Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Rev Bras Cancerol. 2005; 51(3):227-34.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Estimativas 2008: incidência do câncer no Brasil [Internet]. Rio de Janeiro: INCA; 2007. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2008/versaofinal.pdf.

Matos JC, Peloso SM, Carvalho MDB. Prevalência de fatores de risco para o câncer de mama no município de Maringá, Paraná, Brasil. Rev Latino-Am Enferm. 2010; 18(3):352-9.

Thuler LC. Considerações sobre a prevenção do câncer de mama feminino. Rev Bras Cancerol. 2003; 49(4):227-38.

Silva VCE. O impacto da revelação do diagnóstico de câncer na percepção do paciente [dissertação]. São Paulo: USP/ UEL/ UNOPAR; 2005.

Venâncio JL. Importância da atuação do psicólogo no tratamento de mulheres com câncer de mama. Rev Bras Cancerol. 2004; 50(1):55-63.

Bottino SMB, Fraguas R, Gattaz WF. Depressão e câncer. Rev Psiquiatr Clin. 2012; 36 supl 3:109-15.

Archer J, Hutchison I, Korszun A. Mood and malignancy: head and neck cancer and depression. J Oral Pathol Med. 2008; 37(5):255-70.

Miovic M, Block S. Psychiatric disorders in advanced cancer. Cancer. 2007; 110(8):1665-76.

Veloso XMM. Qualidade de vida subsequente ao tratamento para câncer de mama [dissertação]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2001.

Alegrance FC. Qualidade de vida e estratégias de enfrentamento de mulheres com e sem linfedema após câncer de mama [dissertação]. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo; 2006.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.