Qualidade de vida: a evolução do conceito e os instrumentos de medida

Fátima Ayres de Araújo Scattolin

Resumo


As pesquisas científicas envolvendo o tema Qualidade de Vida (QV) vêm se ampliando e permeando todas as áreas do conhecimento, especialmente a área da saúde. Melhorar a QV tornou-se a meta mais desejável em todas as políticas públicas de saúde. No contexto da prática clínica, o interesse pela QV está relacionado àqueles aspectos afetados pela doença ou tratamento, daí o termo Qualidade de Vida relacionada à Saúde (QVRS). Existem vários instrumentos que têm sido utilizados para mensurar a QVRS, a maioria deles desenvolvidos principalmente na Europa e Estados Unidos, o que requer tradução e adaptação transcultural quando desejamos utilizá-los. Em relação ao campo de aplicação, estes podem ser divididos em dois grandes grupos: genéricos e específicos. A utilização desses instrumentos de medida deve ser orientada pelas suas propriedades psicométricas, que lhes conferem confiabilidade e validade. O pesquisador precisa ter clareza do conceito que está sendo medido para fazer a escolha correta do instrumento a ser utilizado. Em relação à QVRS, os avanços nas pesquisas poderão resultar em mudanças nas práticas assistencias e na solidificação de novos paradigmas no processo saúde/doença, o que contribuirá para a superação do modelo eminentemente biomédico, que desconsidera os aspectos socioeconômicos, psicológicos e culturais nas ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde.

Palavras-chave


qualidade de vida; saúde; questionários

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.