Reconstrução do dorso da mão com retalho microcirúrgico de fáscia temporoparietal

Daniel José de Moraes Fozati, Ayrton de Andrea Filho, Hamilton Aleardo Gonella

Resumo


Relatamos um caso de reconstrução do dorso da mão com retalho microcirúrgico de fáscia temporoparietal após necrose cutânea decorrente da aplicação inadequada de quimioterápico em veias periféricas na extremidade distal do membro superior como terapia neo-adjuvante de câncer mamário. Necroses teciduais do dorso da mão devem ser consideradas situações graves devido à proximidade de ossos e tendões extensores, exigindo cobertura rápida com tecidos vascularizados que apresentem-se delgados, maleáveis e elásticos com preservação da funcionalidade dos movimentos do membro superior e aspecto estético satisfatório. Este relato mostra as vantagens e desvantagens na utilização desse retalho, destacando sua espessura fina, controle infeccioso local e a capacidade que o mesmo proporciona no deslizamento dos tendões extensores na face dorsal da mão, controle da infecção local, com discreta seqüela na área doadora e aspecto estético satisfatório na área tanto doadora como receptora.

Palavras-chave


mãos; retalhos cirúrgicos; necrose; infusões intravenosas; neoplasias mamárias

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

  



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.