Impacto nos pacientes e em sua qualidade de vida de atividades religiosas praticadas em unidade de dialise

Ronaldo D'Ávila, Guilherme Jorge Mattos Miguel, Denis Henrique Navarro Inoue

Resumo


Introdução: A doença renal crônica (DRC) pode necessitar de programa dialítico. Existem indícios de que atividades humanizadoras melhoram a qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Dentre este tipo de atividades temos as atividades religiosas. Objetivos: Este estudo se propôs a analisar a reação de 30 pacientes portadores de DRC em programa de hemodiálise frente ao desenvolvimento de uma atividade religiosa durante a diálise. Metodologia: Foram entrevistados 15 pacientes participantes da atividade e 15 pacientes não participantes. Usamos um questionário aberto, interpretado com base na Análise de Conteúdo, para avaliar as repercussões da atividade religiosa sobre o tratamento dos pacientes e compreender suas opiniões. Resultados: A interpretação dos dados sugere que os pacientes aprovam esta atividade religiosa e acreditam que ela é benéfica. Apenas três pacientes mostraram-se indiferentes. Podemos apontar temáticas dominantes na fala dos entrevistados. Identificamos que a atividade religiosa praticada no ambiente da hemodiálise traz bem estar aos pacientes participantes, não importando os motivos que os levaram a participar e, mesmo os pacientes que não participam da atividade, enxergam a intervenção como positiva para seus colegas. Conclusão: Podemos inferir que a ampla maioria dos pacientes analisados tem uma reação positiva à atividade religiosa estudada e acredita que tal atividade deva ser continuada.

Palavras-chave


diálise renal; espiritualidade; qualidade de vida

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.