Gestante portadora de doença de von Willebrand

Tania Regina Padovani, Alessandra Marenco Barella

Resumo


Introdução: A doença von Willebrand (DvW) é uma doença hematológica hereditária, em que consiste em alterações no fator de coagulação, fator de von Willebrand (FvW), podendo ter alterações no fator VIII também. Devido a essa alteração na agregação e adesão plaquetária, essa doença está ligada a hemorragias de diferentes graus, sendo uma delas a hemorragia pós-parto. Relato de Caso: Mulher secundigesta em trabalho de parto, com diagnóstico prévio de DvW, com acompanhamento de pré-natal sem alterações se apresentou ao Hospital Santa Lucinda para realização do parto vaginal. Discussão: A DvW provoca agravamento de casos de hemorragias pós-párto, devido a queda abrupta dos níveis de FvW e fator VIII logo após parto, quando comparado a mulheres sadias. Há tratamentos para prevenção dessas hemorragias em gestantes, sendo o principal a aplicação de desmopressina ou concentrado de fator VIII durante o parto ou no pós-parto imediato essencial, assim como o acompanhamento com o hematologista. Conclusão: O acompanhamento de pré-natal completo, e o diagnóstico prévio de DvW, permitem que a gestante receba os cuidados necessários para a preservação de sua saúde, sendo amparada por uma equipe multiespecializada, preparada para atendê-la.

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.