Abordagens e Métodos para o estudo das mídias sociais na Comunicação Política

Jean Burgess, Axel Bruns

Resumo


 

Dado o ambiente de mídia distribuído e de multiplataformas em que os meios de comunicação e os cidadãos compartilham e discutem eventos políticos as mídias sociais se fazem sempre presentes na política contemporânea. Consequentemente, o estudo do papel das redes sociais na Comunicação Política está agora bem estabelecido nos estudos de Mídia e Comunicação, na Ciência da Informação, tal qual na Ciência Política – como é evidenciado pela produção de volumes multidisciplinares como o Routledge Companion to Social Media and Politics (Bruns et al 2016). À medida que pesquisadores em áreas como a comunicação mediada por computador (computer-mediated communication – CMC), análises de redes sociais e estudos de internet figuravam entre os primeiros a estudar o uso de mídias sociais (Boyd e Ellison, 2007), os usos políticos e as implicações das mídias sociais passam a ser cada vez mais interessantes e preocupantes em todo o espectro disciplinar em Ciências Sociais. Este interesse generalizado prosseguiu junto à incorporação contínua de plataformas e práticas de mídia social na maquinaria da política e a quase onipresença do uso de mídias sociais entre as populações de muitas nações.

Palavras-chave


metodologia; análises mídias sociais; Comunicação e Política

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ISSN 1982-6672