As instituições jornalísticas e o tema da transparência: Análise comparativa dos Editoriais de O ESTADO DE S. PAULO e FOLHA DE S. PAULO em 2015 E 2016

Autores

  • Giulia Sbaraini Fontes Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Andressa Butture Kniess Universidade Federal do Paraná
  • João Guilherme Frey

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a8

Palavras-chave:

Transparência, Editoriais, Jornalismo, Executivo Federal.

Resumo

Em 2016, o então presidente Michel Temer extinguiu a Controladoria-Geral da União (CGU) e a substituiu pelo Ministério de Transparência, Fiscalização e Controle. Especialistas criticaram a alteração, apontando que a nova configuração enfraquecia o órgão fiscalizador. Levando em conta esse cenário, este artigo busca verificar como os editoriais de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo se posicionaram sobre a transparência em 2015 e 2016. Para tanto, realiza uma Análise de Conteúdo de 123 editoriais que citaram o termo “transparência” no referido período. Duas hipóteses são testadas: H1) OESP e FSP se posicionaram de forma negativa à mudança na CGU; e H2) Quando citam o termo "transparência", os jornais clamam  por essa dimensão democrática. Os resultados refutaram as hipóteses, já que poucos editoriais trataram, de fato, do tema da transparência – e apenas um se posicionou de forma contrária às mudanças na CGU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giulia Sbaraini Fontes, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR. Mestre em Ciência Política. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Repórter do jornal Gazeta do Povo.

Andressa Butture Kniess, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência Política pela UFPR. Mestre em Ciência Política pela mesma instituição.

João Guilherme Frey

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-06-21