A memória e a infância em Marcel Proust e Walter Benjamin

Autores

  • Paulo Niccoli Ramirez PUC-SP, UNINOVE, Colégio Rio Branco

Palavras-chave:

Memória, infância, Proust, Walter Benjamin.

Resumo

Este trabalho estuda os desdobramentos da memória involuntária em Proust e Walter Benjamin. Trata-se da memória que se apossa do indivíduo arbitrariamente e que permite um processo de reconstrução do passado no presente. Parte-se da questão de como a memória da infância permeia perpetuamente a vida adulta e envolve-se com a arte, sobretudo em Proust e Benjamin, assim como nas obras O pequeno príncipe de Antoine De Saint-Exupery e O escolar de Van Gogh. O pressuposto de nossa investigação é a de que a memória involuntária anula as distâncias temporais e supostamente cognitivas entre o passado e o presente.

Downloads

Metrics

PDF views
5,476
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026347
|

Biografia do Autor

Paulo Niccoli Ramirez, PUC-SP, UNINOVE, Colégio Rio Branco

Paulo Niccoli Ramirez é doutorando, mestre e bacharel em ciências sociais pela PUC-SP e bacharel em filosofia pela USP. É professor da UNINOVE e do Colégio Novo Rumo.

Downloads

Publicado

2011-01-31

Edição

Seção

Artigos