As perspectivas Liberal e Não Liberal do Populismo: notas introdutórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n36_dossie4

Palavras-chave:

Populismo, Perspectiva Liberal, Perspectiva Não Liberal

Resumo

Dada a emergência de sujeitos políticos que desafiam os ditames das democracias liberais, como do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o termo populismo ressurge carregado de uma conotação pejorativa. Em vista disto, o presente artigo tem como objetivo abordar sistematicamente uma parte importante da produção teórica que tem se debruçado sobre o termo populismo. Com base nesse levantamento, percebe-se que o debate pode ser dividido em duas perspectivas distintas, a liberal e a não liberal. Ambas possuem pontos de divergências e convergências, mas a grande diferença entre elas é que, enquanto a primeira é resistente em criticar o funcionamento das democracias liberais, a segunda entende que este modelo hegemônico da democracia é problemático no que diz respeito à soberania popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Garcia da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Ciências Sociais, na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, na Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bianca de Freitas Linhares, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Downloads

Publicado

2020-03-08