CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DO USO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM MARKETING

Tânia Maia

Resumo


A pesquisa etnográfica, originada na antropologia, é considerada uma ferramenta diferencial  para conhecer o consumidor no seu habitat natural. O presente  artigo se propõe a analisar  as contribuições e limites do uso  dessa metodologia em marketing. Inicia-se o presente artigo com a fundamentação teórica da  etnografia originada na antropologia e, posteriormente,  a sua   adaptação para o marketing. O resultado mostra um alerta dos estudiosos  sobre  o uso indiscriminado e a falta de um rigor metodológico da pesquisa etnográfica no Marketing , em consequência  da pressão por prazos e da  falta de especialistas  que dominem a técnica.


Palavras-chave


antropologia, pesquisa etnográfica, marketing, consumidor

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Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP. Rua Monte Alegre, 984. Cep: 05014-901. São Paulo - SP - Brasil. Faculdade de Economia e Administração (FEA), Departamento de Administração. Fone (11) 3670-8147. ISSN 1414-7394.