O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CORPORATE E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS

Autores

  • Jorge Remondes ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga e CETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Pedro Oliveira ISMAI - Instituto Superior da Maia e ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias.

Palavras-chave:

Marketing Digital, Redes Sociais, Internet, Turismo, Agências de Viagens.

Resumo

O crescente acesso à informação e a descoberta de outras realidades, potenciada pela proliferação dos meios de comunicação, em geral, e pela internet, em particular, são dois dos grandes responsáveis pelas alterações nos padrões de consumo. Associado a isto, a globalização e novos segmentos de procura encaminham as empresas para a inovação e evolução permanentes.

É também cada vez mais evidente que a marca está associada a um sentimento de confiança, pelo que num contexto onde o consumidor dispõe de cada vez menos tempo, é necessário garantir a confiança no produto e/ou serviço através de um elemento diferenciador, neste caso, a marca.

Estas evidências deram origem a este projeto de investigação cujo propósito foi evidenciar uma área pouco explorada do marketing empresarial, o marketing digital, aplicado às agências de viagens com auscultação de 102 empresas do segmento corporate, através de um questionário eletrónico enviado por email.

Os resultados obtidos demonstram que independentemente da utilização das redes sociais e da importância atribuída ao acesso via internet, há ainda uma preferência dos clientes pelo contacto e adjudicação de serviços utilizando as redes tradicionais. Deste modo verifica-se que fica clara a ainda exígua a sensibilidade dos clientes para com as redes sociais e internet neste sector de atividade.

Biografia do Autor

Jorge Remondes, ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga e CETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA. Professor de Marketing & Comunicação. Investigador integrado do CETRAD.

Pedro Oliveira, ISMAI - Instituto Superior da Maia e ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias.

CEO da Agência de Viagens Cosmos. Professor no ISLA.

Referências

ABRANJA, N. (2012). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel.

BLACWELL, R., & ENGEL, J. (2000). Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: LCT.

BRIGGS, S. (2001). Successful Tourism Marketing – A practical handbook 2 ed. London: Kogan Page.

BUHALIS, D. (2004). eTourism: Strategic and tactical impacts of information communication technologies for tourism . Revista de Turismo e Desenvolvimento, Vol.1 (1) - Universidade de Aveiro , pp. pp. 57-66.

BUHALIS, D. (2000). Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management , V. 21, pp. 97-116.

CHURCHILL, G. & PETER, J. (2000). Marketing - Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.

CHURCHILL, G., & PETER, J. (2003). Marketing - criando valor para os clientes. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva.

DIONÍSIO, P. et al (2011). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. Alfragide: Dom Quixote.

ENGEL, J. , BLACKWELL, R. , & MINIARD, P. (2000). Comportamento do consumidor. . 8. ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos

FILL. C. (1999). Marketing Communications - Contexts, Contents and Strategies, second edition. London: Prentice Hall

FUNSHERPA (2012). The Impact of the Internet and Social Media on Travel [INFOGRAPHIC]. (07 de 2012). Obtido em 29 de 12 de 2013, de http://blog.funsherpa.com/2012/07/travel-infographic.

GUTIERREZ, C. & BORDAS, E. (1993). La competitividad de los destinos turísticos en mercados lejanos. Competitiveness of long haul tourist. Editions AIEST, Gall: Suissse, VOL. 35, pp. 103-211.

HOWARD, J., & SHETH, J. (1969). The Theory of Buyer Behavior . New York: John Wiley & Sons.

KOTLER, P. (2000). Administração de Marketing – A Edição de Novo Milénio. Prentice Hall: 10ª Edição.

KOTLER, P. & REIN, I. (1993) Marketing places. New York: Free Press.

KOTLER, P. (1998). Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation, and Control (6th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

LAMBIN, J. (2000). Marketing Estratégico. Lisboa: McGraw Hill.

PELSMACKER. P et al (2010). Marketing Communication - A European Perspective, Fourth Edition. New Tork: Pearson.

REMONDES, J. (2011). Marketing Interno e Comunicação. Viseu: Psicosoma.

SANTOS, M., & RAMOS, I. (2009). Business Intelligence - Tecnologias da Informação na Gestão do Conhecimento. Lisboa: FCA - Editora de Informática.

SOLOMON, M. (2002). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

SWARBROOKE, J. (2002) Consumer Behaviour in Tourism. Oxford: Butterwoth Heinemann.

TOURISM, Review (2013) The Main Topic of Facebook Posts is Traveling. (2013). Obtido em 29 de 12 de 2013, de http://www.tourism-review.com/survey-the-main-theme-of-facebook-posts-is-traveling-news3961.

VALLS, J. (1996). Las claves del mercado turístico. Bilbao: Deusto.

Viana e Hortinha (2002). Marketing Internacional. 2ª edição revista e atualizada. Lisboa: Sílabo.

WOODSIDE, A. & LYSONSKI, S. (1989). A general model of traveler destination choice. Journal of Travel Research, April (27) pp. 8-14

Downloads

Publicado

2017-08-21

Edição

Seção

Artigos