Do carisma à pré-instituição: uma análise do movimento profético em vias de estabilização na perspectiva da comunidade lucana

Autores

  • Jofre Macnelli Aragão Costa

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i76.14991

Palavras-chave:

Movimento carismático-profético, Instituição, Comunidade lucana, Continuidade, Liderança comunitária

Resumo

A proposta deste artigo é evidenciar uma estrutura possível entre duas condições que aparentemente são difíceis de conviver. Mas no agir do Espírito, conforme Lucas, elas são possíveis. A isso nos referimos ao movimento carismático-profético e a institucionalização no contexto da comunidade lucana. Baseado na reflexão que faz de seu momento histórico com a demora da parúsia e a importância que dar a tradição dos doze, respectivamente, da herança profética deixada por Jesus de Nazaré, ela se propõe a reaver-se como continuidade estabelecida. Partindo de uma análise bíblica, histórica e sociológica evidencia-se que as obras de Lucas propõem uma concepção de pré-instituição, que surgem na figura dos cargos e lideranças comunitárias, e estas respondem as necessidade das comunidades carismáticas locais, promovendo a unidade destas ante as heresias e a manutenção do cristianismo nascente.

Biografia do Autor

Jofre Macnelli Aragão Costa

O autor é pós-graduado em História do Cristianismo Antigo (CEAM – Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Núcleo de Estudos Clássicos da Faculdade de Filosofia) pela Universidade de Brasília – UnB, e Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Downloads

Edição

Seção

Artigos