Do carisma à pré-instituição: uma análise do movimento profético em vias de estabilização na perspectiva da comunidade lucana

Jofre Macnelli Aragão Costa

Resumo


A proposta deste artigo é evidenciar uma estrutura possível entre duas condições que aparentemente são difíceis de conviver. Mas no agir do Espírito, conforme Lucas, elas são possíveis. A isso nos referimos ao movimento carismático-profético e a institucionalização no contexto da comunidade lucana. Baseado na reflexão que faz de seu momento histórico com a demora da parúsia e a importância que dar a tradição dos doze, respectivamente, da herança profética deixada por Jesus de Nazaré, ela se propõe a reaver-se como continuidade estabelecida. Partindo de uma análise bíblica, histórica e sociológica evidencia-se que as obras de Lucas propõem uma concepção de pré-instituição, que surgem na figura dos cargos e lideranças comunitárias, e estas respondem as necessidade das comunidades carismáticas locais, promovendo a unidade destas ante as heresias e a manutenção do cristianismo nascente.

Palavras-chave


Movimento carismático-profético; Instituição; Comunidade lucana; Continuidade; Liderança comunitária

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.v0i76.14991

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: